A nova Pedagogia: suas tecnologias e potencialidades
Devemos interagir com as transformações inevitáveis da pedagogia em uma sociedade em constante mudança, e conscientizar a postura e prática do educador na eminência de novas tecnologias. Diante de tal problemática, é importante incentivar a leitura em livros mesmo com a invasão das redes sociais e do econhecimento rápido e sintetizado. Os profissionais da educação, tem a importante missão de trazer às salas de aula uma nova pedagogia, possibilitando assim, o desenvolvimento do senso crítico, e fundamentalmente a sua emancipação como um todo.
Devemos abraçar de forma harmoniosa e didática toda forma de interação e inclusão, o trabalho em equipe deve ser incentivado assim como os trabalhos avaliativos diversificados e interativos, uso de recursos de novas mídias, salas itinerantes, lousas digitais, possibilidades de eventos, mostras, oficinas e feiras na condição de interação interescolar. A comunidade e a família é parte central de um conjunto de possibilidades de conhecimento que interagem o tempo todo com a instituição de ensino, instituição essa que, devolve para a sociedade, indivíduos éticos e comprometidos com o futuro da educação e com o futuro de seu país.
De certa forma, criamos uma barreira intelectual quando a mudança é necessária e inevitável para o nosso desenvolvimento, as mudanças propostas nas intervenções ecoa de forma tímida aos modelos educacionais empregados durante séculos, a caracterização das aulas só serão aceitas se for lecionadas em salas com carteiras enfileiradas e um quadro negro exposto à frente dos alunos, sair deste modelo é destruir o sistema educacional rotulado como ideal durante anos de retrocesso, é perturbar acomodados a saírem de suas zonas de conforto a aceitarem que o ensino público brasileiro precisa o mais rápido possível ser renovado, tanto em estrutura, quanto na formação docente.
As observações realizadas pelos docentes em sala são fundamentais para direcionar os temas de suas aulas e criar vínculos com os seus alunos, e principalmente compreender a eficácia da avaliação e as formas de intervenção a partir de determinados conceitos. Também, é importante promover atividades extracurriculares e utilização dos recursos didáticos de forma correta e dinãmica, para isso, a participação dos pais e da comunidade nas atividades da escola é de suma importância, valorizando desta forma a própria instituição como formadora de opinião.
Por fim, precisamos determinar medidas práticas e efetivas a fim de desmistificar tal conceito de ensino aceito pela grande maioria da categoria, propor tais mudanças significa que estamos sem dúvida formando professores com olhares diferentes, e capazes de se redefinirem quanto à prática do ensino de qualquer disciplina.
Valdonilson Alves Moreira Pereira - Graduado em filosofia e aluno de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá - e-mail: valdonilson@globomail.com https://www.facebook.com/valdonilsonalvesmoreira
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