Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Devemos interagir com as transformações inevitáveis da pedagogia em uma sociedade em constante mudança, e conscientizar a postura e prática do educador na eminência de novas tecnologias. Diante de tal problemática, é importante  incentivar a leitura em livros mesmo com a invasão das redes sociais e do econhecimento rápido e sintetizado. Os profissionais da educação, tem a importante missão de trazer às salas de aula uma nova pedagogia, possibilitando assim, o desenvolvimento do senso crítico, e fundamentalmente a sua emancipação como um todo.

Devemos abraçar de forma harmoniosa e didática toda forma de interação e inclusão, o trabalho em equipe deve ser incentivado assim como os trabalhos avaliativos diversificados e interativos, uso de recursos de novas mídias, salas itinerantes, lousas digitais, possibilidades de eventos, mostras, oficinas e feiras na condição de interação interescolar. A comunidade e a família é parte central de um conjunto de possibilidades de conhecimento que interagem o tempo todo  com a instituição de ensino, instituição essa que, devolve para a sociedade, indivíduos éticos e comprometidos com o futuro da educação e com o futuro de seu país.

De certa forma, criamos uma barreira intelectual quando a mudança é necessária e inevitável para o nosso desenvolvimento, as mudanças propostas nas intervenções ecoa de forma tímida aos modelos educacionais empregados durante séculos, a caracterização das aulas só serão aceitas se for lecionadas em salas com carteiras enfileiradas e um quadro negro exposto à frente dos alunos, sair deste modelo é destruir o sistema educacional rotulado como ideal durante anos de retrocesso, é perturbar acomodados a saírem de suas zonas de conforto a aceitarem que o ensino público brasileiro precisa o mais rápido possível ser renovado, tanto em estrutura, quanto na formação docente.

As observações realizadas pelos docentes em sala são fundamentais para direcionar os temas de suas aulas e criar vínculos com os seus alunos, e principalmente compreender a eficácia da avaliação e as formas de intervenção a partir de determinados conceitos. Também, é importante promover atividades extracurriculares e utilização dos recursos didáticos de forma correta e dinãmica, para isso, a participação dos pais e da comunidade nas atividades da escola é de suma importância, valorizando desta forma a própria instituição como formadora de opinião.

Por fim, precisamos determinar medidas práticas e efetivas a fim de desmistificar tal conceito de ensino aceito pela grande maioria da categoria, propor tais mudanças significa que estamos sem dúvida formando professores com olhares diferentes, e capazes de se redefinirem quanto à prática do ensino de qualquer disciplina.

Valdonilson Alves Moreira Pereira - Graduado em filosofia e aluno de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá - e-mail: valdonilson@globomail.com    https://www.facebook.com/valdonilsonalvesmoreira

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.