Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A designação do general João Camilo Pires de Campos para a Secretaria da Segurança Assim Pública reflete a preocupação do governador eleito, João Dória, de colocar São Paulo em sintonia com a nova realidade que se desenha para o país após a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Com a experiência de 48 anos de Exército, onde comandou a força na Região Sudeste, inclusive administrou as operações de garantia da lei da de ordem no conflagrado Rio de Janeiro, o militar terá facilidade para o relacionamento com a estrutura federal que se monta ao redor do juiz Sérgio Moro, futuro dirigente da Justiça, Segurança Pública e Polícia Federal, que deverão ter mais relacionamento e parcerias com os estados e suas polícias.

Diferente da política desenvolvida nas últimas décadas, especialmente nos governos petistas – que minimizou o crime e tentou criminalizar a polícia – o futuro governador mostra-se pragmático. Quando diz que a primeira ação da polícia não será matar, mas da inteligência para evitar o crime, de pronta resposta imobilizando o criminoso em ação e que, se ainda assim ele reagir armado possa ser abatido, está dentro dos princípios de segurança pública, onde quem enfrenta a força estatal corre o risco de morte. É uma postura ainda menos letal do que a empregada nos países ditos de primeiro mundo, onde a polícia é autorizada a abater todos os que desobedecerem a sua ordem de parada.

Afeito ao trabalho de segurança púbica, o futuro secretário é claro ao definir que alguém portando fuzil é uma ameaça à comunidade ao seu redor. Não chega à aguda tese do governador eleito do Rio de Janeiro, que prega abatê-lo com o uso de atiradores de elite, mas defende o encontro de uma solução. Na nossa modesta opinião, todo indivíduo que for pego em flagrante com armas, drogas ou praticaram crimes contra a vida não tenham direito a relaxar a prisão, ficando recolhidos até o julgamento. Isso sem dizer que as penas para essas graves agressões à sociedade deveriam ser agravadas e baterem até no teto dos 30 anos permitidos pela legislação brasileira. Essa simples mudança de postura reduziria o crime e evitaria termos de combatê-lo na troca de tiros.

Quando prega a valorização do policial através de remuneração condizente, cursos e apoio jurídico e social, o general vai de encontro ao que pensa a classe. É o que nossas polícias têm reclamado durante anos. Seu reconhecimento aos trabalhos dos policiais, inclusive aos da Rota, que citou nominalmente, é a demonstração do propósito de agir. Tudo soa como uma nova esperança. Não somente na melhora das condições salariais e profissionais, mas também no sepultamento da hipocrisia daqueles que durante anos tentaram menosprezar as polícias e buscaram todas as formas e ardis para impedir o cumprimento de suas finalidades. O resultado é a grande crise de segurança que hoje se abate sobre o país e só não é maior porque os policiais, mesmo na adversidade, continuaram cumprindo suas obrigações. Cumpridos os propósitos dos novos governos – federal e estadual – certamente, a criminalidade diminuirá...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.