Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Não obstante a frustração dos que, por alguma razão, investem na ruptura institucional, a solução encontrada para o conflito entre os poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário - é a melhor opção para o Brasil de hoje. A harmonia, ainda que conseguida mediante esforços e até renúncias pessoais dos atores institucionais, além de imperativo constitucional, é o único meio para se preservar a democracia e manter o ambiente propício à implantação das reformas necessárias à estabilidade e desenvolvimento. Qualquer alternativa de força, independente de quem vencesse, seria prejudicial à Nação e certamente levaria o país á bancarrota e milhares de patrícios à escassez e ao sofrimento.

Louve-se o reconhecido tino e equilíbrio do ex-presidente Michel Temer para a desmontagem do artefato inconstitucional que muitos insistem em acionar. Sua longa experiência parlamentar e as marcas recentes das injunções sofridas no período em que governou o país pós-impeachment, lhe conferem experiência e autoridade para trabalhar pela  pacificação. Foi bom o presidente Jair Bolsonaro com ele aconselhar-se. Além de suas habilidades, como indicador do ministro Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal e seu colega de advocacia, Temer certamente realiza gestões também nesse lado e, com seu tráfego aberto nos escaninhos do poder, pode atuar na baixa das tensões em outras áreas. A partir desse gesto de distensão, o diálogo volta a ser possível e  a razão configurar-se como uma meta atingivel.

Em vez daquele radical de que os opositores tentam fantasiá-lo, Bolsonaro dá  exemplo de humildade, patriotismo e opção pelo interesse público. Seu reconhecimento aos excessos verbais do calor dos discursos, abre as portas para o entendimento com Moraes que, da mesma forma, opta pela discrição e moderação benfazejas ao interesse de toda a comunidade. Acabaram compreendendo que, mesmo com pontos-de-vista diferentes, trabalham pelo bem do país e podem buscar o consenso. Oxalá consigam, respeitado o próprio ponto-de-vista, a legalidade e o interesse nacional, desenvolver o melhor e mais altivo relacionamento e, além de bem ao país, ainda possam servir de modelo às relações entre os demais entes e figuras institucionais.   

Para o novo tempo evoluir e dar certo, é importante que se estabeleça uma linha de corte. O presidente e seu grupo deixando de criticar os outros poderes e estes com o mesmo comportamento. Conseguido isso, os temas e problemas, por mais controversos que sejam, poderão ser tratados como novos e passiveis de negociação civilizada, democrática e, acima de tudo, justa. Sem olhar para o passado recente, os titulares dos três poderes devem cumprir fielmente o texto constitucional e, principalmente, não invadir seara alheia pois, se isso continuar ocorrendo, chegará um momento em que não haverá negociação capaz de baixar a fervura e evitar o desastre. É importante que, como num casamento, reconhecendo ou não os erros cometidos, os envolvidos diligenciem para não voltar a cometê-los, tudo em nome da saúde institucional.

Ao cidadão comum – aquele que não tem vinculação e nem expectativa de cargo ou vantagem política – pouco importa quem sejam os governantes, os ministros de tribunais superiores, os governadores estaduais, prefeitos e os parlamentares nos três níveis. O que interessa é honestidade, trabalho e compromisso dos eleitos com os deveres de seus postos. Pedidos de impeachment – que se tornaram banais – tanto que já ocorreram  mais de 400 apresentados na Câmara dos Deputados (contra os presidentes da República) e no Senado (contra ministros do STF e PGR), são mais atos políticos de desgaste do adversário do que portadores da proposta concreta para afastar o denunciado. É preciso acabar com isso para o  governo poder governar, o Legislativo legislar e o Judiciario julgar.

A contenda permanente – presente desde o impeachment de Dilma Rousseff e ampliada após a eleições de Bolsonaro - é um cancro que corrói o país. Seus insufladores precisam ser contidos, antes que consigam concretizar o mal maior.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) -aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.