Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Nação assiste, preocupada, a inconveniente troca de farpas e até de insultos entre o presidente da República e o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, assim como as denúncias e investigações que, no Supremo Tribunal Federal, se articula contra o chefe do governo. A rejeição da PEC 135, que obrigava a impressão dos votos, não foi suficiente para acalmar os ânimos, que se tornam perigosos quando colocam em rota de colisão e aguçam o ímpeto dos titulares de dois poderes da União. Além desse ponto de discórdia, ainda vivenciamos a atuação incendiária de membros do Congresso Nacional, o outro componente do tripé institucional que, pelos ditames da Constituição (artigo 2º), têm de ser “independentes e harmônicos entre si”. A falta de observância desses mandamentos só pode levar à ruptura, a exemplo do que já ocorreu em outros momentos tumultuados de nossa vida republicana.

Carecemos, nesse momento, da atuação de verdadeiros bombeiros políticos – jamais de incendiários – para cessar os ataques. Não é inteligente pagar para ver quem vence a contenda. Precisamos de paz, entendimento, condições básicas para se realizar as reformas necessárias e garantir melhores condições de desenvolvimento e trabalho tanto para a máquina estatal quanto para os cidadãos individualmente. Não precisamos saber se venceu Bolsonaro ou Luiz Barroso, que, apesar do poder que enfeixam nas mãos, comportam-se na divergência como típicos moleques birrentos. A nós, os eleitores, bastará que nos dêem garantias de que o voto  depositado nas urnas irá efetivamente para o candidato que escolhemos. Mas isso jamais se conseguirá sem que haja respeito mútuo e compreensão entre os dirigentes e integrantes do poder institucional. Alguém precisa convencer aos briguentos da conveniência de buscarem o entendimento possível em vez das turras que podem colocar tudo para quebrar e, até, eventualmente, suprimir as eleições.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já deu o primeiro passo para desinflar a desavença, anunciando que neste ano não pautará o voto impresso, mesmo havendo naquela casa legislativa projeto que enseje essa possibilidade. Se mantiver essa decisão, pois receberá pressões tanto a favor quanto contra, estará aberto o caminho para lideranças de boa vontade tentarem costurar o armistício. O próprio Pacheco - de 44 anos, político de carreira precoce  que, como deputado federal, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e participou do deslinde de questões como o Mensalão e impeachment de Dilma Rousseff – poderá até tornar-se a terceira via que os políticos e partidos de centro buscam como alternativa à prevista polarização entre Bolsonaro e Lula. Inclusive, poderá ir sem o risco de perder tudo porque, mesmo que concorra à Presidência da República em 2022 e não seja eleito, ainda terá mandato de senador até 2026 quando, dependendo de sua atuação, poderá tentar novamente.

É preciso considerar que a desavença entre os titulares ou integrantes dos poderes, mesmo que tenha caráter pessoal, acaba envolvendo as instituições e esbarrando na Constituição. E, quando a carta magna é descumprida, os poderes enfraquecem e se cria o clima propício à quebra institucional que, independente das experiências que já vivemos, é dolorosa, retarda o pais e pode levar o povo a sofrer.

Até um péssimo acordo – para ambos – será melhor do que a sequencia das escaramuças até um lado vencer e o outro perder. Pensem nisso...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.