Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A prisão do ex-presidente Michel Temer causa grande impacto. Embora fosse algo até esperado, diante das acusações que lhe pesam, a medida tira o meio político da rotina. Até tradicionais adversários criticam ou são reticentes quanto à medida, alguns por convicção e outros por temerem ter o mesmo destino, já que sob seus ombros pesam problemas análogos aos do ex-presidente. A população, que há um ano vivencia a prisão de Lula e seus desdobramentos, também se agita e especula sobre outros nomes passíveis de prisão. Espera-se, agora, a decisão dos tribunais sobre os recursos da defesa do ex-presidente e dos outros encarcerados no processo. A tudo isso ainda soma-se a inconveniente contenda entre Ministério Público, Supremo Tribunal Federal e parlamentares que insistem na CPI da Toga e no impeachment de ministros da corte suprema. Esses senhores e senhoras, notáveis da República, que têm o poder e delegação para resolver os problemas, não deveriam perder seu tempo com disputas, divisões e vaidades. Seus deveres para com a Nação, são muito maiores.

Convenhamos que não era essa a mudança que a Nação esperava. O almejado pelo povo é o desaparelhamento do Estado, alterações que façam a economia fluir e voltarem os investimentos, o emprego e a renda, somados ao bom funcionamento dos serviços públicos, notadamente os de Saúde, Educação e Segurança. Mas a evolução dos acontecimentos colocou a classe política na linha de tiro e agora pouco ou nada se pode fazer pra evitar os  traumas.

Temos revelado e exposto um passivo de crimes tão grande que não há mais caminho de volta. Os fatos já conhecidos no âmbito da Operação Lava Jato e em outras apurações comprometem significativa parte da classe política. O governo do presidente Jair Bolsonaro nada pode fazer para mudar o quadro, que é anterior à sua eleição; e o Poder Judiciário, para cumprir sua missão, tem de apurar os ilícitos. Por sua vez, os envolvidos, em busca de redução de pena, delatam seus parceiros (ou comparsas) e, a cada delação, mais políticos, executivos, corruptos e corruptores  caem na vala comum. É algo impossível de se prever até onde se estenderá.

Existem pelo menos dois tipos principais de corrupção já identificados pelas apurações. O clássico, destinado ao enriquecimento ilícito, e o eleitoral, onde se busca dinheiro sujo para custear eleições. O enriquecimento ilícito tem sua forma de combate já definida. Mas a solução da corrupção com finalidade eleitoral, ainda é uma incógnita. Ao lado da legislação restritiva, que impõe limites de gastos e de origem ao custeio das disputas para evitar o abuso do poder econômico, é preciso criar mecanismos capazes de partidos e candidatos terem condições de bancar as eleições sem recorrer a expedientes irregulares ou criminosos. Enquanto isso não ocorrer, boa parte da classe política continuará sob suspeita e arriscada a ir para a prisão. E, como consequência, o país seguirá patinando...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.