Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O fraco desempenho da economia e as dificuldades de relacionamento entre as nações mais fortes do planeta sinalizam para a possibilidade de mais uma recessão global. Os capitais já fogem dos maiores centros econômicos e buscam mercados mais seguros para investir e lucrar. A queda do PIB (Produto Interno Bruto) da Alemanha, a saída da Inglaterra da Comunidade Européia e a disputa de mercado entre China e Estados Unidos são os principais ingredientes com o poder de detonar a bomba. Além da  necessidade de reformas depois de  governos inconsistentes, temerários e até corruptos, o Brasil ainda pode ser impactado pela possível volta da esquerda ao poder na Argentina, seu principal parceiro do Mercosul, que acaba de viabilizar o acordo comercial com a Comunidade Européia, um parto difícil que demorou duas décadas para ocorrer.

Otimista, o ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que poderemos estar a salvo tanto da queda da atividade econômica internacional quanto da volta do peronismo-kirchnerismo na Argentina. Mesmo em crise, o mundo continuará consumindo os alimentos aqui produzidos e, se a Argentina travar, o Brasil sairá do Mercosul – afirma.

Partindo da premissa de que o ministro esteja certo, o que mais preocupa é a radicalização político-ideológica e a falta de compromisso dos detentores do poder e das lideranças, especialmente os congressistas, em relação à estabilização do país. Navegando em águas internacionais turbulentas, temos de ser estáveis e remar todos numa mesma direção, até para demonstrar segurança aos investidores e atrair capitais que migram dos grandes centros para portos mais seguros. É deplorável que todas as ações do governo sofram duro questionamento e tentativas de judicialização ou de desobediência civil mais desordeira que propositiva. Deputados e senadores precisam se lembrar que, assim como eles, o governo foi eleito democraticamente e tem prazo de validade até 2022. O governo, seu presidente e auxiliares não podem se esquecer da necessidade de propugnar pela paz garantidora de avanços. Também o Judiciário e o Legislativo não devem ignorar suas relevantes tarefas de manutenção da estabilidade leve ao porto seguro.

As reformas - da Previdência, tributária, administrativa, política e outras – são imperativos de convivência no mundo globalizado, onde tudo ocorre velozmente. Se não forem definidas, com as propostas do Executivo e as modulações e revisões do Legislativo, o país e o povo perderão e sofrerão muito. A trocas de farpas, incompreensões e medidas de represália no meio político, administrativo e institucional são deformações do meio. Os parlamentares têm o dever de atuar pela atualização, entendimento e estabilidade. Não o fazendo, o país será fatalmente mais uma vez tragado pela crise, agora de nível internacional. O povo sofrerá e os membros do Legislativo, Executivo e até do Judiciário que priorizarem teses particulares ou de grupos em lugar do interesse público, terão seus lugares de vilões garantidos na história do período em que vivemos. A tarefa é árdua e urgente e sua importância vital. Pesem nisso...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) -  aspomilpm@terra.com.br  

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.