Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nós, brasileiros, vivemos um importante momento de resgate da regularidade e da simplicidade das coisas. Por tudo o que nos foi dado de informações sobre irregularidades, desvios, crises e suas motivações, somado ao desejo de mudanças manifesto nas urnas de 2018, vem a oportunidade de remover os maus hábitos e buscar a funcionalidade do Estado e da sociedade. As reformas já propostas pelo governo e as que ainda estão em gestação, constituem apenas uma parte da grande tarefa. O cidadão comum, titular da nacionalidade e destinatário dos serviços da máquina pública, tem de readquirir a confiança de que o dinheiro dos impostos recolhidos será rigorosamente carreado para as finalidades previstas em lei e jamais para pauta da corrupção e do enriquecimento ilícito. Os servidores públicos precisam recuperar a autoestima e, principalmente, não ver mais suas repartições inchadas por apadrinhados políticos cuja única obrigação concreta é cuidar dos interesses de seus caciques.

É necessário sepultar a idéia errada de que a democracia tem de ser ancorada em grupos ideológicos antagônicos que se engalfinham pela conquista de espaço e na cooptação dos incautos. Em momento algum alguém deve ser perseguido por pensar à direita ou à esquerda. O pensamento é livre e pode ser o condutor rumo ao aperfeiçoamento. Mas as ações tanto de uns quanto de outros, estas sim, devem ser rigorosamente observadas para evitar o cometimento de desobediência civil, contravenções e crimes em nome da ideologia, coisas muito comuns nas últimas décadas perdidas no proselitismo irresponsável. O fator político e as preferências do indivíduo jamais poderão nortear sua atividade profissional, para a qual recebe salários. O professor tem de ensinar o programa da instituição, não a militância política; o servidor da saúde tem de cuidar de suas obrigações, assim como os das demais áreas. Se quiserem fazer política, que o façam no âmbito dos partidos, nunca na repartição onde têm obrigações funcionais específicas a cumprir.

Ninguém deve ser punido pelo que pensa. Mas esse alguém não pode, a título de militância, trazer prejuízos à atividade profissional que exerce. Da mesma forma, grupos sociais jamais poderão agir com as próprias mãos e com isso periclitar o convívio social ou institucional. O Estado brasileiro tem e se fortalecer e organizar para garantir que cada cidadão tenha reconhecidos os seus direitos básicos, especialmente o de ir e vir em segurança, receber cuidados de saúde e educação, sem o risco de ser vítima daqueles que, por ideologia, opção de vida ou até desvio comportamental, tentem obter vantagens indevidas. Felizmente, a sociedade tem hoje esse entendimento e os parlamentares novos agem nessa direção restituidora de princípios e desenvolvimento.

Além de toda a reforma específica e setorial, o país, depois de tantos anos de desconstrução da autoridade e de princípios básicos promovida pelos demagogos caçadores de votos, necessita de uma verdadeira revolução cultural. Cada brasileiro tem de ser estimulado a compreender que é titulares de direitos e deveres e que, paralelamente, é impossível ter acesso aos direitos sem cumprimento dos deveres. A farra tem de acabar...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.