Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Se alguém ainda tem dúvidas quanto à eficiência das vacinas contra a Covid-19, é bom mudar de idéia. Apesar de toda a insana e irresponsável politização do assunto aqui no Brasil, foi a vacinação do povo que trouxe a redução do número de infectados e baixou a ocupação das vagas nos hospitais, que chegaram a entrar em colapso. O primeiro efeito foi a diminuição do número de idosos adoecidos depois que a vacina – aplicada a partir da idade mais avançada – começou a apresentar seus resultados. Agora já começamos a vacinar os adolescentes e logo serão as crianças, inicialmente fora do programa de imunização. A estrutura da Saúde Pública se esforça para aplicar a segunda dose nos idosos e outros vacinados que receberam a dose inicial e negligenciam a continuidade do programa. É preciso convencê-los que, dessa forma, continuam sob risco.

O que ainda não sabemos – até por falta de tempo de maturação – é quanto tempo durará o efeito da vacina, independente de sua marca, processo ou procedência. É por isso que o Ministério da Saúde já estuda a aplicação da terceira dose e, inclusive, faz os testes – em São Paulo e Salvador - para colher informes junto aos pacientes-cobaia. Pensa-se em começar o reforço pelos idosos e ir gradativamente diminuindo a idade da clientela. Outro experimento é ministrar vacina diferente daquela já recebida pelo paciente e verificar os resultados. O Chile e Israel já aplicam a terceira dose e mesclam as drogas de procedências diferentes. Também influem na cultura brasileira de vacinação contra a Covid os experimentos de vacinação em massa realizados nas cidades paulistas de Serrana, com a Coronavac, e em Botucatu, com a AstraZeneca. O número de casos diminuiu sensivelmente naquelas localidades e orienta a ciência para o desenvolvimento do imunizante e a melhor forma de sua aplicação à população.

Até agora, 120.228.060 brasileiros (56,78% da população) foram vacinados e 53.437.018 (25,24%) destes já receberam a segunda dose que, pelo padrão, significa imunização completa. As autoridades de saúde têm de ficar atentas para, se voltar a aumentar o número de infectados – como nos últimos dias ocorre no Rio de Janeiro, adotar medidas imediatas, inclusive a aplicação da terceira dose. Há uma corrente que defende a terceira dose como reforço no período de combate e liquidação da pandemia;  outros preconizam a revacinação anual contra o coronavírus. A tabulação dos diferentes experimentos é que vai determinar o procedimento mais indicado.

Em São Paulo, a queda dos níveis de ocupação das enfermarias e UTIs dedicadas à Covid permitiu a flexibilização das restrições. Acabou a limitação do horário de funcionamento do comercio e serviços e a redução da taxa de ocupação, especialmente dos bares e restaurantes. Permanece a proibição das aglomerações e, a exigência de máscara e o distanciamento pessoal, agora reduzido para um metro. Mas, o governo estadual, que administra a questão, já acena com a liberação da convivência de pessoas. Tanto que autorizou a venda dos ingressos para toda a capacidade do autódromo de Interlagos para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que se realizará no dia 7 de novembro. Isso leva a crer que, se não houver nenhum retrocesso sanitário, na mesma época também poderá ser liberado o público nas arquibancadas esportivas e nos eventos culturais. Isso representa a volta da normalidade.

Muita coisa mudou pela Covid-19. Empresas que resistiram às restrições de funcionamento devem continuar com parte de suas equipes em home-office, assim como uma parcela do comércio – antes presencial – se manterá no meio eletrônico que, nesse ano e maio de tormenta, se adaptou e ficou mais competitivo. São as coisas que não voltarão a ser como antes...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) -  aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.