Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Governadores que acabam de tomar posse e prefeitos que já governam há dois anos, estão decretando calamidade financeira e outras medidas com que buscam solução para a grave crise. Seus governos estão falidos, com a arrecadação em baixa e despesas em constante alta, decorrente da péssima e irresponsável administração dos loucos anos que levaram a máquina pública ao desastre. Governantes e parlamentares demagogos ou simplesmente fracos, ignoraram seu dever de atuar em nome dos interesses do povo e permitiram que classes poderosas do funcionalismo criassem privilégios que hoje são direitos adquiridos e consomem os recursos que deveriam ser aplicados em obras e serviços. Esses privilégios têm de ser inteligentemente combatidos.

Mas, além dos imensos ganhos dos marajás das diferentes corporações, ainda há a corrupção, cujo combate parece estar apenas no começo, apesar de toda a repercussão dos processos que tramitam há mais de uma década. Até agora, apenas os assaltos à Petrobras, Eletrobras e a outras instituições federais e de alguns estados entraram na pauta das investigações e levaram à prisão seus executores de colarinho branco. Muita sujeira ainda deverá render conseqüências aos seus autores da área federal e daquelas unidades federativas onde o crime já foi identificado. Mas, pelo que se percebe, o monturo ainda não identificado é maior do que o já conhecido.

Os ladrões fantasiados de democratas conseguiram revogar a decência, a seriedade e o brio de muita gente, abrindo as portas e os cofres públicos para o roubo geral. Ações pontuais da polícia e do Ministério Público têm encontrado superfaturamento e desvios em obras, serviços e manutenções que o erário paga em estradas, escolas, saúde, merenda escolar, obras diversas e tudo o mais que o poder público contrata. São milhões de reais desviados da finalidade para campanhas eleitorais, enriquecimento ilícito e outros crimes. Espera-se que o fortalecimento da Operação Lava Jato – que muitos tentaram a ainda tentam eliminar – sirva para abrir a caixa preta de governos estaduais e municipais e expor as impropriedades, identificar os responsáveis, processá-los, confiscar o que roubaram e encarcerá-los. É preciso oferecer condições e meios para o Ministério Público Estadual, a exemplo do que fez o Federal, conhecer e apurar os crimes cometidos contra o erário na sua área de atuação. O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) já tem uma importante folha de trabalho e experiências vitoriosas. Faria muito mais os governos, o dotasse de mais recursos e, especialmente, abrisse um disk-denúncia onde os conhecedores de problemas ocorridos em todos os estados e municípios pudessem encaminhar as informações com segurança.

Oxalá o projeto anticrime que o ministro Sérgio Moro prepara para enviar ao Legislativo no próximo mês inclua, de alguma forma, recursos para executar a grande auditoria em todo o país. Não basta faze-la apenas na área federal e em alguns estados. A quebradeira de estados e municípios demonstra que o país inteiro tem problemas. Se a ação moralizadora não se estender até os capilares, seus efeitos não chegarão ao cidadão comum, principal dono da coisa pública e destinatário natural dos seus serviços...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.