Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O jornalismo, em sua essência, seria um servo da sociedade. Isso mesmo: um servo que procura informar a todos com maior fidedignidade possível aos fatos e com resoluta sinceridade.

Desenrolando esse carretel: não há nada de errado se um comunicador, um formador de opinião, for de esquerda, de direita, do centro, do avesso ou de revesgueio. O que realmente interessa é sabermos se o caboclo procura ser, de fato, intelectualmente honesto.

Não é de neutralidade que estamos falando. Aliás, esse papo de neutralidade, em si, já é um claro sinal de falta de integridade, pois ela, a suposta imparcialidade, é o esconderijo preferido dos canalhas.

Uma pessoa honesta, em termos intelectuais, não é neutra diante de um erro, nem imparcial frente a verdade.

Dentro de nossas humanas limitações devemos nos esforçar para identificar os inúmeros erros e rastrear as pistas deixadas pela verdade. Se não temos esse sincero intento em nosso coração, o melhor que temos a fazer é abandonar os betes e ir brincar de outra coisa.

Doravante, se dermos um passo para diante, podemos dizer que todo bom profissional de comunicação deveria apartar em sua fala o que seria a dita cuja da notícia e o que seria o seu entendimento sobre o que foi noticiado, sempre deixando claro o seu posicionamento; de modo similar a São Paulo Apóstolo, que em suas epístolas separava, de maneira cristalina, o que lhe fora revelado pelo Espírito – ou seja, a Verdade - e o que era meramente orientação sua, um ponto de vista dele.

Por isso penso que temos muito a aprender com as epístolas daquele que se fez tudo para falar a Verdade ao coração de todos.

Enfim, tudo isso é muito simples, de fácil compreensão, porém, “sacumé”, essa tal probidade intelectual está meio que em falta nos dias em que vivemos. Infelizmente.

De mais a mais, poucos estão dispostos a admitir sua dose de culpa nesse entrevero todo. Sim, isso é algo meio que difícil, bem difícil, tendo em vista a soberba intelectual, fantasiada de relativismo, que acabou por tomar o lugar da probidade intelectual no século XX e que impera nos corações diplomados do começo deste século XXI. Soberba essa que, por sua porca natureza, corrompe tudo aquilo que toca.

Não é à toa que parte significativa da grande mídia, da academia e dos formadores de opinião presumem ser os árbitros da sociedade, caindo na tentação de instrumentalizar as informações ao invés de humildemente comunica-las.

Não é por acaso que as redes sociais estão tomadas por haters que vagam a esmo pelos bits silvestres procurando algum perfil desavisado para, sob e sobre ele, defecar suas abjetas maquinações cerebrinas, imaginando, é claro, que por fazer esse serviço suíno estão agindo criticamente em nome dum mundo melhor.

Por fim, como havíamos dito antes, pouco importa a posição política que adotemos, o que realmente interessa é que não coloquemos nossas convicções, crenças e crendices acima da verdade, além da honestidade e à frente da humildade.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - e-mail: dartagnanzanela@gmail.com  - arquimedico.blogspot.com -  dartagnanzanela@gmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.