Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“- Para que se desesperar assim?

Porque sou abominável, esta vida me aniquilou, tudo o que havia em mim, tudo está morto. Eu já sofro não com orgulho, mas com baixeza, já não há dignidade no infortúnio. Humilham-me a todo minuto, eu tudo suporto, eu mesmo  procuro a humilhação.  Essa lama me domina."

(Tolstói, "Contos", "Das Memórias do Cáucaso", O rebaixado).

Vivi numa cidade que recebia do céu as mesmas águas de março, ao anunciar o fim do verão.

Enchente a provocar tristeza, perda de bens, feridas e mortes, quase nenhuma. A terra, como ocorria desde os primórdios, absorvia as águas. E se tornava tenra e fértil. E elas tinham caminhos para escoar.

A "Pauliceia Desvairada", contudo, haveria de ser uma grande metrópole vistosa, mais uma a embelezar o mundo no pós-guerra. De uma matéria prima denominada cimento, armado e multicolorido.  Por onde vazar ou ser absorvida a água? Coisa secundária, sem nenhuma importância. O que atraía era o crescimento - pensamento que até hoje embala os sonhos de nossos políticos. A qualquer preço.

Previsão de males futuros é literatura romântica. Preservar a natureza, modificando-a sem agressões, em compasso com a vida, problema dos ecobobos. Há dinheiro a ganhar. Algum outro fato importa?

A realidade de hoje, tão diversa daquela dos primórdios da grande metrópole, é dantesca, demoníaca. O sofrimento penetra nas entranhas, as lágrimas são tantas que podem ser confundidas com as enxurradas podres. O brasileiro e paulistano, de tanta força de trabalho e luta pela sobrevivência, não mereceriam jamais a sordidez das desgraças que os agarram e da qual não conseguem sair.

Sair de casa, é melhor perder o barracão do que a vida. O governador lança a frase melodramática, mas sabe que seria possível não haver enchentes que pusessem barracões a baixo; inundações que infeccionam crianças e as matam. Sabe que essa opção não deveria estar na pauta da administração pública. "Flores brancas" ou "flores pretas", indagaria o poeta Hoffmann...

É linda a música popular brasileira. Mas falar de barracão de zinco, sem telhado, no morro, é horror real, que supera o imaginário e ficcional de Poe. A opção parece óbvia. A vida. Mas, que vida, sem barraco, sem teto, sem um mísero varal para secar as roupas. Aliás, que roupas? Governador, podemos compreender sua frase, mas não compreendemos a sua, as outras, todas as políticas, que nada preveem. Morros verticalmente apertando não só barracões, mas modestas construções de alvenaria sem pintura, poderiam ser transformados em taludes a 45 graus e gramados. O lamaçal nas chuvas seria contido e a estética urbana agradeceria. Nada insuportável pelas finanças públicas, se cessada a roubalheira.

A vida ou sua opulenta residência nos jardins? Nada contra ela, contra a riqueza, se lícita e justa,  mas quem é capaz de pensar como se habitasse o corpo dos desgraçados?

Amadeu Garrido de Paula, é Advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados - bruna@deleon.com.br
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.