Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O potencial risco de entrarmos em contato com o coronavírus, nos traz a preocupação de como preparar o nosso sistema imunológico para a defesa do organismo contra os sintomas e os males da pandemia que se aproxima. Não existe um alimento específico que garanta a defesa contra o vírus. Mas, algumas medidas com a alimentação serão importantes para prepararmos nosso corpo para a defesa contra uma possível infecção. É o momento de evitar a restrição de carboidratos (arroz, batata, pães e massas), consumir frutas e hortaliças, manter equilibrada a hidratação e observar cuidados de higiene.

A redução de carboidratos diminui a eficiência do sistema imunológico, aumentando os índices de cortisol, o hormônio que baixa a resposta do organismo. Por isso, cuidado com as dietas lowcarb e cetogênicas. A melhor moda para o momento é ter cuidado com a saúde. Nada impedirá que, passada a tormenta, cada um volte à dieta que o faça feliz.

Aprendemos na Faculdade de Nutrição que o consumo de água correto se dá por frequência e não por volume. Então, mantenha-se hidratado. Tome um copo de água por hora e não um ou dois litros em poucas horas. Isso pode fazer mal. É bom lembrar, ainda, que a redução de carboidrato também desidrata. Mais um motivo para fugir das dietinhas da moda nesse período de preocupação e incerteza.

Mantenha o consumo adequado de proteínas na sua dieta. Se possível, faça todas suas refeições em torno da proteína, pois além de atenuar elevações bruscas na glicemia pós-refeição, o consumo protéico vai garantir que o organismo produza aminoácidos imprescindíveis ao perfeito funcionamento do sistema imunológico, como a glutamina. Vale lembrar que a suplementação desse aminoácido não melhora a nossa resposta de defesa orgânica. Por isso, não desperdice seu dinheiro com esse tipo de suplemento e prefira se alimentar corretamente. O consumo regular de frutas e hortaliças garante vitaminas e minerais essenciais para a defesa do seu corpo, de maneira muito mais eficiente do que qualquer suplemento.

A higiene das refeições e cuidados pessoais também fazem grande diferença. Lave bem os vegetais, evite comer alimentos expostos sem o controle de temperatura, principalmente em locais com grande aglomeração de pessoas. E siga a orientação das autoridades sanitárias quanto à higienização das mãos com sabonetes e álcool, evitando trazê-las à boca e aos olhos. A atividade física com intensidade moderada, é benéfica para o sistema de defesa. Saia da zona de conforto e se mexa mais no seu dia. São vários os exercício que se pode fazer em casa. Mas, para isso, procure um profissional de Educação Física para orientá-lo corretamente.

Capitão Tiago Carnevale Gonçalves - Nutricionista clínico e esportivo e mestre em Nutrição formado pela USP. Oficial da PMESP formado pela academia do Barro Branco. aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.