Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A obrigação básica do administrador púbico, especialmente o prefeito, ao assumir a função, é manter em funcionamento todos os equipamentos e serviços recebidos do seu antecessor. Cumprido esse encargo, pode ele partir para os seus projetos específicos, entre os quais aqueles que constituíram as promessas de campanha e conquistaram os votos do eleitorado. Fracassa o governante que descuida da rotina para se lançar em novas empreitadas. Via-de-regra, o colapso criado pelo mau funcionamento das atividades básicas se projeta sobre o que se pretende de novo e a decepção é certa, envolvendo a população mal atendida e, até, a própria equipe de trabalho atropelada pela má avaliação.

São Paulo, o maior município brasileiro e da América Latina, vive um momento perigoso. A população reclama dos milhares de buracos encontrados em seu caminho e da falta de celeridade na solução desse e de outros problemas de zeladoria pública. E, segundo senso geral, o prefeito Bruno Covas, embora não tenha sido diretamente votado para o cargo, já que foi eleito como vice na chapa de João Dória, não tem a favor de si nem a desculpa do noviciado, pois está na administração municipal desde 1º de janeiro de 2017, quando além de vice-prefeito, também exerceu os estratégicos postos de secretário municipal das Prefeituras Regionais e da Casa Civil. Sem dizer que já está há mais de um ano (desde 6 de abril de 2018) à frente do governo municipal, desde a renúncia de Dória para concorrer ao governo do Estado.

O paulistano espera que o prefeito e sua equipe empreguem bem o capital político e os recursos técnicos e humanos que receberam junto com a tarefa de governar São Paulo, e solucionem com a maior brevidade os gargalos que vêm fazendo a população sofrer. Não podemos continuar com vias públicas tão mal cuidadas como ultimamente e nem amargando os estragos causados pela inoperância municipal na administração de árvores e outras estruturas que têm caído sobre as vias públicas e causado prejuízos materiais e até pessoais. Também é fundamental avançar no controle das enchentes, com a eficiente manutenção das redes de águas pluviais e medidas que impeçam a circulação de veículos e os consequentes acidentes nas áreas onde os sinistros forem inevitáveis. Precisamos de segurança para transitar.

Já ocorrem os primeiros movimentos rumo à corrida eleitoral de 2020. O prefeito, até por experiência familiar, deve saber que antes de pedir votos, principalmente os de reeleição, é indispensável ter cumpridas as obrigações assumidas em decorrência do pleito anterior. Que assim se faça...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.