Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde que as esquerdas, então ornadas por fantasias de democratas, puderam voltar a atuar na política brasileira, a Nação convive com a tática do denuncismo e do escândalo como meio de se chegar ao poder. Com a Anistia, os proscritos do regime de 1964 voltaram e, esquecidos dos pecados que os levaram ao exílio e até ao banimento, puseram-se a construir narrativas contra os adversários. O Partido dos Trabalhadores, desde o seu nascedouro, serviu-se do discurso ultramoralista que o sustentou e até justificou sua postura de ser contra todos os avanços, inclusive a Constituição de 88, gerada à luz da redemocratização. Mesmo depois dos acontecimentos que levaram ao impeachment da presidente e à prisão do principal líder da sigla, ainda permanecem a fala vitimista e, sempre que possível, o ataque desmedido ao oponente.

O discurso de desconstrução, utilizado contra os adversários, acabou por atropelar os próprios petistas quando no poder. E até hoje vivemos um mundo de narrativas que, no lugar de informar, têm por objetivo atrapalhar o governo e a ordem institucional. Bem analisado, esse clima é o responsável pelo mau-humor que tem alimentado as crises. Nas últimas eleições, o povo disse não a esse tipo de comportamento e optou pelo novo caminho proposto por Jair Bolsonaro. Agora temos apenas o começo dessa nova fase, resultante da votação da maioria. De um lado, o governo buscando viabilizar seus projetos junto ao Congresso e, de outro, a Justiça apurando as condutas denunciadas como criminosas.

Vive-se um tempo de construção. O novo governo e o Congresso reformado têm de mostrar a que vieram, propondo, discutindo e votando leis que recoloquem o país nos trilhos. Um trabalho árduo que, bem executado, trará resultados. Governo, Congresso e corporações classistas e sociais envolvidas em interesses devem discutir à exaustão seus temas e possibilidades, mas nunca travar ou engavetar as decisões. O novo Brasil depende delas. Da mesma forma, a Justiça tem de exercer com regularidade a sua missão de analisar as contendas e,quando for o caso, sentenciar quem tenha cometido ilegalidades, na justa medida dos desvios. Tudo de forma rotineira e habitual. As narrativas insustentáveis, a desobediência civil e a vitimização não têm razão de continuar existindo.

O povo, que acordou, está atento e hoje, além dos veículos tradicionais de comunicação, tem também as redes sociais como aliadas e difusoras de suas vontades. As autoridades dos três poderes são permanentemente observadas e, se não cumprirem com suas obrigações, certamente terão problemas. É bom que se acautelem. Há que se considerar que as reformas são necessárias, inadiáveis e não pertencem ao governo, aos parlamentares e nem aos partidos políticos. São propriedades do povo brasileiro e, para surtir bons efeitos, têm de ser bem cuidadas e convenientemente votadas. Sem narrativas nem mistificações.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.