Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A improtelável discussão das reformas – a da Previdência Social, a nova Lei Anticrime, a Eleitoral, a Política e outras  - que o governo começou a encaminhar ao Congresso Nacional, gera grandes expectativas. Reservadas as proporções, é igual à grande assembléia do prédio onde os condôminos vão discutir o reforço da rede elétrica obsoleta, a troca dos elevadores, a compra de alarmes e outros itens que se destinam a tornar melhor a vida de todos, mas custam dinheiro e sacrifícios. Se estiverem de cabeça fria, chegarão a um consenso, mas se o grupo se quedar à verve do condômino discurseiro ou ao truculento, que ganham no grito, tudo estará perdido. O Brasil é um grande condomínio. O presidente é o síndico e os congressistas os condôminos que, em vez de representarem a si próprio, como no prédio, exercem o mandato por delegação do povo, que os elegeu.

O síndico Jair Bolsonaro e sua equipe precisam ter foco para propor e contrapropor aquilo que resolva os problemas do país. Os parlamentares-condôminos têm de agir racionalmente, estudando as propostas e negociando aquilo que lhes pareça tecnicamente melhor para a sociedade. Sem radicalismos, ideologias ou rompantes. Já nas comissões, têm o dever de verificar e estudar as matérias com profundidade, emitir seus pareceres e votos e fazer deles o instrumento para sua votação em plenário. Cumprida essa tramitação, cabe ao presidente-síndico, com sua equipe, analisar o que resultou da votação, colocar em vigor o que lhe pareça adequado possíveis mudanças que não sejam compatíveis com o almejado. Tudo calma e tecnicamente, sem emoção.

Os ocupantes de postos eletivos – tanto do Executivo quanto do Legislativo – são delegados do povo. Em respeito a esse mesmo povo, o ideal seria que seus votos fossem exaustivamente justificados e  tornados públicos através da imprensa e dos meios do próprio Congresso – Diário Oficial, internet, rádios e TVs legislativas – para terem o conhecimento geral. Melhor ainda, se o teor fosse obrigatoriamente conhecido antes de tornada oficial cada decisão, pois o povo teria oportunidade de se manifestar pelos canais da própria casa legislativa e até pelas redes sociais, evitando o avanço de medidas que não seja do seu agrado.

O ocupante de cargo eletivo trabalha em função da coletividade. Por essa razão, seus atos devem ser de conhecimento geral e não sofrer a poluição ideológica e muito menos a escusa influência de interesses que não sejam os do povo. A abertura do processo para o povo, também seria uma grande e salutar reforma, com força para devolver à classe política e administrativa o respeito perdido durante os anos de desmandos, desrespeito e corrupção. Pensem nisso... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.