Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Depois dez meses de discussão e votação, o Congresso Nacional promulga a Reforma da Previdência nesta terça-feira (12). É um importante avanço na busca da sustentabilidade, mas apenas o começo das transformações. Temos ainda pendentes as revisões administrativa, tributária, política e eleitoral, setores que precisam ser colocados em consonância com o quadro nacional e chegaram ao atual estado por conta da irresponsabilidade de governantes e políticos que, em vez de buscar o aperfeiçoamento, optaram pelo populismo democrático e nos conduziram à pior crise política, econômica e social. Com a espinha dorsal da Previdência reconstruída, o parlamento ainda continuará discutindo a PEC paralela, que estende a refoma para estados e municípios e, ainda, teremos outras questões pontuais a resolver.

Precisamos equalizar receita e despesa. Para isso, é necessário conter gastos, principalmente porque sabemos que o Brasil de hoje pratica uma alta carga tributária, embora não preste eficientemente os serviços públicos determinados por lei. O ideal é fazer com que o arrecadado seja suficiente para cumprir as obrigações e, com os instrumentos disponíveis, evitar a sonegação para que, todos pagando o que devem, possamos sonhar com a possível redução de alíquotas. Já demos grandes passos no combate à corrupção e no formato de governança, sem o loteamento de cargos. Agora temos de avançar e consolidar conquistas.

Os congressistas têm o dever de promover o aperfeiçoamento da Constituição. A questão do cumprimento da pena em segunda instância – que hoje preocupa o país em razão da libertação de condenados – não estaria presente hoje se deputados e senadores já tivessem definido a respeito. Agora, com os efeitos e riscos presentes, terão de resolver às pressas.  Apesar de estar em vigor há 31 anos e ter recebido 102 emendas, a nossa Carta Magna ainda possui mais de 100 itens que carecem de regulamentação. Há que se cuidar urgentemente disso, antes que, diante da omissão parlamentar, o STF os defina conforme o posicionamento e vontade dos seus ministros.

Temos de deixar no passado o tempo da demagogia e da politicagem para inserir o país na era da responsabilidade e organização. Só dessa forma conseguiremos garantir um futuro melhor aos brasileiros e manter o Brasil no lugar de destaque que deveria ocupar entre as nações por ser uma das maiores economias do planeta. Talvez seja até o caso de, a exemplo do que vai fazer o Chile, chamar uma nova Constituinte para elaborar uma nova carta sem os arroubos que levaram os constituintes de 87-88 a, no lugar de uma carta de princípios, elaborar um extenso e complicado caderno de encargos...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.