Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em 2030 o número de idosos no Brasil deve ultrapassar o número de crianças, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente esse número representa 14,03% da população, o que equivale a 29,3 milhões de pessoas. A pirâmide etária brasileira vem sofrendo alterações ao longo dos anos e já estamos presenciando a inversão dessa pirâmide etária e a mudança no perfil demográfico de nosso país.

A pirâmide com uma base composta por crianças e adolescentes e um topo de idosos significava a predominância jovem. Nos dias atuais, vivemos uma fase de transição e modificação dessa realidade. Em 1980 éramos classificados como um país jovem e atualmente somos caracterizados como um país adulto em transição para nos tornarmos um país idoso até o ano de 2050.

Esse é um fenômeno mundial ocasionado pela queda nas taxas de natalidade e mortalidade. Mas o que isso significa? Que o número de nascimentos está reduzindo e a expectativa de vida aumentando em decorrência dos avanços tecnológicos na medicina. Com os avanços na área da saúde e bem-estar, conseguimos entender cada vez mais como funciona o organismo humano e como prevenir, tratar, retardar e curar uma série de doenças e males em geral, o que antes não era possível.

Mas o importante não é só viver mais, mas viver mais e bem, ter qualidade de vida. E já que estamos falando em envelhecimento populacional e qualidade vida, nos aproximamos da área da gerontologia. Mas afinal, o que é a gerontologia e o que ela trata? A gerontologia é a ciência que estuda o processo do envelhecimento humano, nos aspectos psicológicos, biológicos, sociais entre outros. É uma área dedicada às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, de natureza multi e interdisciplinar, visando a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a qualidade de vida da população idosa, além de atuar também na preparação do adulto jovem para um envelhecimento saudável.

Podemos dizer então que ela envolve o desenvolvimento de meios para garantir a qualidade de vida, considerando as alterações sofridas pelas pessoas com relação às adaptações e cuidados que se fazem necessários neste período da vida. Ao mesmo tempo, também estuda e busca soluções na vida e no cotidiano das pessoas para promover o bem-estar na terceira idade, com informações científicas da saúde do idoso, sempre considerando os princípios e valores éticos.

A gerontologia é uma área que vem crescendo e tomando força nessa luta pelo envelhecimento saudável e qualidade de vida. É importante destacar que a gerontologia é diferente da geriatria, a área médica voltada ao estudo e o tratamento de doenças inerentes à velhice.

Com relação a prevenção, a gerontologia visa intervenções que possam antecipar os problemas mais comuns que podem afetar os idosos, atuando na prestação de orientações a respeito das condições mais adequadas para um envelhecimento saudável e com qualidade. Na ambientação, ela orienta a criação de condições ambientais adequadas nos variados espaços onde circulam as pessoas idosas. Na reabilitação, propõe intervenções quanto a perdas que são reversíveis e, para as que são irreversíveis, a intervenção vem de maneira a evitar a progressão da condição indesejada e dos males já instalados. Nos cuidados paliativos, propõe intervenções quanto aos cuidados em relação às doenças progressivas e irreversíveis, abrangendo também a atenção aos familiares, para propor o maior bem-estar possível e dignidade do idoso até a sua morte.

A gerontologia envolve todo o contexto em que o idoso está inserido, desde questões relacionadas à saúde física e emocional, a questões relacionadas às políticas publicas, direitos dos idosos, inclusão e reinserção social, educação comunitária, ensino e pesquisa.

Cristiano Caveião e Fabiana da Silva Prestes são, respectivamente, coordenador e professora do Curso de Tecnologia em Gerontologia – Cuidado ao Idoso do Centro Universitário Internacional Uninter.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.