Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma data comemorativa nos motiva em um dia a fazer memória da relevância de um objeto, instituição ou pessoa, para a sua família, a sociedade, e o mundo. Assim, o Dia Nacional do Livro (29/10) é um momento propício para refletirmos sobre a importância da leitura, do conhecimento na formação da pessoa, na construção do pensamento e na educação dos seres humanos. Quanto vale o saber?

Podemos ter como referência o livro tradicional como conhecemos, o exemplar de papel, com capa, geralmente mais dura, e com ilustração ou mesmo fotos, entre vários outros formatos de livros que existem. Temos o livro digital ou e-book, e o livro áudio, ou seja, todo o conteúdo narrado. O fato é que nem tanto o livro em si ganha novos formatos, mas as novas tecnologias que avançam, e então surgem novas plataformas, aplicativos, aparelhos, que incorporam o livro. E esta é uma tendência para o futuro, embora não signifique o fim do formato tradicional, pois há muita gente que ainda prefira o livro físico. 

Podemos refletir que talvez a maior ameaça aos livros, nos dias atuais, sejam os vídeos e textos curtos, que exploram apenas frases de efeito nas diversas mídias sociais. Mesmo havendo tanta disponibilidade de conteúdo que possui o mínimo de embasamento para determinada área, vemos que nem sempre há a intenção de levar informação de qualidade, pois muito do que está em plataformas como Youtube e outras similares e nos cards, está mais voltado para o entretenimento ou, infelizmente, para a disseminação de Fake News. Mas não podemos desconsiderar a facilidade do acesso a qualquer assunto no dia a dia. Por exemplo, se há alguma dúvida, no modo de fazer algo, até mesmo para acharmos alguma receita disso ou daquilo, recorremos a esses meios para aprender algo quase que instantaneamente.

Sendo assim é importante direcionarmo-nos ao passado, e rever como era a busca por conhecimento. Na antiguidade, o aprendizado se dava pela oralidade, pela observação e  prática de determinado ofício, ou por meio de manuscritos e livros.

O livro era literalmente escrito à mão, unidade por unidade, em couro ou em papiro, que é uma folha de planta aquática (talvez, por isso chamemos o papel de folha), tratada e recortada para servir de página. Muitos eram escritos em formato de rolo, manuseado por duas hastes, uma em cada ponta, depois que surgiu o pergaminho. Para encontrá-los era necessário ir em bibliotecas, pois, dificilmente, uma pessoa possuía um livro em sua casa.

Com a invenção do papel e da impressão com os tipos móveis de Gutenberg, o livro se popularizou e ficou mais acessível. Foi a primeira revolução pela qual passou. Nisso vemos que não importa o formato, os tempos ou quais outras ferramentas necessárias para se adquirir conhecimento existam. O livro está consolidado há milênios como modo importante de adquirir o saber, e acredito que isso não mudará.

As tecnologias permitem que facilmente tenhamos acesso a um vídeo, texto, artigo, como este, que traz uma informação e discussão, mas que também, de forma breve, serve, num primeiro momento, para despertar um desejo de se aprofundar mais.

Dessa forma, quando se quer saber mais, conhecer mais substancialmente determinado assunto, o livro se faz necessário. Se quiser uma história, com detalhes, daquelas que aguçam a imaginação, o livro é sempre a melhor pedida. Muitos consideram uma experiência mais intensa do que assistir à versão em filme.

Outro aspecto a ser destacado é que, geralmente, o livro físico, de papel, gera um afeto em quem o lê, a pessoa quer levar, guardar aquele conteúdo. Principalmente aquele livro que foi mais relevante, que foi importante num momento específico na vida do leitor, que mudou algo em sua vida, fez a diferença. Aquele livro se tornou importante para ela, e acredito que haverá sempre pessoas que assim o elegem!

Sandro Arquejada é missionário da Comunidade Canção Nova. É autor dos livros “Maria, humana como nós” e “As Cinco Fases do Namoro”, pela Editora Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.