Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dos 637 mil infectados com hepatite C no Brasil, 160 mil já receberam tratamento, com taxas de cura que atualmente são superiores a 95%.

O Brasil está à frente dos países de América Latina no desafio de eliminar a hepatite C em 2030. São poucos os países no mundo que conseguirão realmente atingir o desafio estabelecido pela Organização Mundial da Saúde - OMS. Estima-se que somente 20% dos 45 países mais desenvolvidos do mundo poderão atingir os objetivos de eliminação da hepatite C em 2030 e o Brasil é um sério candidato a conseguir tal meta.

O tratamento no Brasil é totalmente gratuito, utilizando os mais modernos medicamentos existentes e que estão disponíveis no SUS para os infectados com qualquer grau de fibrose. Atingir a meta de eliminação estabelecida pela OMS até 2030 é totalmente possível. O plano de eliminação é bem desenhado e os recursos financeiros estão garantidos.

O principal desafio, a partir do próximo ano, será encontrar os infectados para poder tratá-los e curá-los. Existindo no Brasil uma prevalência de 0,7% , não seria economicamente viável realizar testes em toda a população. Estrategicamente é necessário encontrar os infectados em grupos de maior prevalência, especificamente em pessoas com mais de 40 anos de idade. Ainda temos aproximadamente 500 mil brasileiros a encontrar.

Erradicar não é o objetivo, pois erradicação significa prevalência zero, por isso a meta de eliminação da OMS para 2030 é chamada de 90-90-90, objetivando diagnosticar 90% dos infectados, tratar no mínimo 90% e curar mais de 90%. Dessa forma será possível reduzir em 65% a mortalidade relacionada ao fígado.

Por existirem vários fabricantes de medicamentos para tratar a hepatite C e face à estratégia do Brasil, que centraliza a compra no Ministério da Saúde, foi possível conseguir o menor preço do mundo em medicamentos originais. Enquanto os Estados Unidos e a Europa estão pagando 40 mil dólares por tratamento, o Brasil paga somente entre R$ 2.700,00 e R$ 4.000,00 por tratamento completo.

Devemos estar orgulhosos da união entre a sociedade civil, sociedades médicas, governo e indústria farmacêutica que, trabalhando juntos, conseguiram elaborar um plano de ação de eliminação da hepatite C, que é colocado pela Organização Mundial da Saúde como exemplo para o mundo todo.

Carlos Varaldo é presidente e fundador do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de hepatite, ONG com 20 anos de atuação e com 22.300 associados.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.