Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estamos prestes a entrar no quinto mês do ano e, ao menos até agora, é possível dizer que o ano de 2020 ainda não começou.

Seguramente, nem o mais pessimista dos brasileiros poderia imaginar, quando da virada do ano, que teríamos um 2020 tão atípico. Daquela ideia inicial de retomada da economia, de novos planos para a vida, de esperança em dias melhores após um longo período de absoluta recessão, passamos para um contexto totalmente diverso, de desesperança, aflição e luta pela vida.

É evidente que toda essa situação tem uma razão de ser, qual seja, o tal Coronavírus, que começou na China e, ao depois, espraiou-se mundo afora.

Contudo, se serve de consolo, cumpre dizer que o Brasil não está sozinho. Esse ambiente negativo possui escala mundial, na exata medida em que tanto a derrocada econômica quanto a lamentável perda de vidas humanas atingiram todo o planeta.

Dessa forma, sendo certo que os problemas que atravessamos são, em grande parte, comuns aos dos demais países, é forçoso concluir que, obviamente guardando as devidas diferenças entre o poderio econômico/financeiro de cada um, a recuperação pós-pandemia também deverá seguir um padrão minimamente comum.

Afinal, da mesma forma que as medidas para combater a Covid-19 têm sido comuns ao redor do globo (salvo algumas poucas exceções, notadamente em países totalitários), é esperar que aquelas adotadas para resgatar a economia também acabem sendo “copiadas” e seguidas pelas diversas Nações atingidas.

No momento atual, o foco deve ser o combate ao Coronavírus, para assim tentar evitar a multiplicação das milhares de mortes já contabilizadas. Trata-se, sim, de um momento de união global em torno de um mesmo objetivo.

Entretanto, dentro desse contexto, o Brasil parece ser um “ponto fora da curva”, infelizmente. De fato, só aqui tivemos a proeza de criar uma super crise em meio a outra, misturando-as de tal forma que o cidadão comum já não consegue distingui-las com precisão.

De uns tempos para cá, todos dormem pensando no Coronavírus e acordam assustado com a crise de credibilidade do Governo. Isso porque, ao mesmo tempo em que as estatísticas apontam para o aumento expressivo do número de doentes/mortes, as trapalhadas de Brasília também têm ocorrido com frequência endêmica.

Ora, durante essa pandemia, em qual outro lugar do mundo há a notícia de que o presidente tenha promovido verdadeiro “cabo de guerra” contra a política pública adotada pelo seu próprio Ministro da Saúde?

Além disso, qual outro país teve o seu Ministro da Saúde, normalmente o “comandante supremo” no combate à Covid-19, demitido bem no meio do problema?

Como se tudo isso não bastasse, eis que, num repente, o Ministro da Justiça, seguramente uma das principais escoras do Governo, porque descontente com a açodada troca do “chefe” da Policia Federal, simplesmente pede demissão e, ao explicar as razões da sua saída, imputa supostas práticas pouco ortodoxas ao presidente, assim dando início à (mais uma) grave crise política.

Para piorar, já no dia seguinte, o presidente, ao tentar recompor a vaga deixada na chefia da Polícia Federal, simplesmente nomeia um “amigo antigo” para o cargo, assim deixando claro que as acusações feitas pelo ex-Ministro da Justiça tinham, no mínimo, plausibilidade.

Mas, como no Brasil “crise pouca é bobagem”, menos de 24 horas depois, o STF – sem aqui entrar no mérito da decisão –, adentrando numa seara que (aparentemente) não é sua, suspende, liminarmente, a nomeação do indicado para o comando da PF; o que enseja, agora, uma (outra) crise entre os Poderes.

Nesse ponto, tal qual foi dito, de forma infeliz, pelo nosso presidente, faz-se preciso indagar: “E daí?”

Ora, as consequências dessa “crise por cima da crise” são terríveis, eis que essa balbúrdia toda abala, de um lado, as já combalidas pilastras da nossa economia e, de outro, afeta a (pouca) credibilidade do Governo.

De um dia para o outro, por conta dessas recentes (e graves) acusações mencionadas pelo ex-Ministro da Justiça, foram apresentados quase uma dezena de pedidos de impeachment. Aliás, é bom salientar que, proporcionalmente ao tempo de governo, Bolsonaro já detém o recorde nesse quesito, e, como consequência dos seus inúmeros mandos e desmandos, vê a sua popularidade cair a cada dia que passa.

Enfim, enquanto a classe política faz as suas lambanças, o dólar dispara, o mercado de ações despenca, o número de mortes causadas pela Covid-19 aumenta e, com tudo isso, a sociedade vê-se aturdida e confusa, sem entender o que fazer (se sai à rua ou se fica em casa), para quem bater panela (a favor ou contra o Governo) ou em quem acreditar (no Presidente ou no ex-Ministro da Justiça).

Lamentavelmente, vivemos tristes tempos de desgoverno e descrédito. Lutar pela vida, nos dias atuais, não tem sido tarefa fácil, contudo, por incrível que pareça, se não tivermos o Governo para atrapalhar, já estaremos no lucro.           

Euro Bento Maciel Filho é mestre em Direito Penal pela PUC/SP. Também é professor universitário, de Direito Penal e Prática Penal, advogado criminalista e sócio do escritório Euro Maciel Filho e Tyles – Sociedade de Advogados – (carolina@carolinalara.com.br)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.