Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Hábitos saudáveis e acompanhamento médico são fundamentais para se prevenir da doença e do agravamento dela.  

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele, segundo dados do Ministério da Saúde. As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Os números correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens e configuram a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Além do avançado da idade, o sobrepeso, maus hábitos e o histórico familiar são os fatores de risco mais importantes.

O acompanhamento médico é fundamental para se detectar o tumor. Na presença de sinais e sintomas, é recomendada a realização de exames. Entre os sinais mais comuns estão a dificuldade em urinar, a presença de sangue na urina e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Estes sintomas não estão presentes apenas em quem já desenvolveu a forma maligna do tumor e podem ser sinal de outras condições, que não necessariamente, o câncer.  

A doença só é confirmada por meio de biópsia, que é solicitada pelo médico quando alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal são constatadas.

Como prevenir o câncer de próstata?

Uma vida saudável com alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais e com pouca ingestão de gordura animal ajudam a diminuir os riscos de câncer. Praticar atividade física, não fumar e manter-se no peso adequado são outras formas de se prevenir.

Tratamento

O câncer de próstata tem tratamento. Quando o tumor é localizado apenas na próstata, é aconselhada uma cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação. No caso de metástase, ou seja, o câncer já se espalhou para outros órgãos além da próstata, a radioterapia pode ser utilizada junto com tratamento hormonal.
A escolha do melhor tratamento é feita pelo médico especializado, conforme o caso, os resultados dos exames e a avaliação de riscos de cada tipo de tratamento. Todas as modalidades são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Luciano Ducci é médico e deputado federal.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.