Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Canal 1 (quarta-feira – 04/09/2019)

       Por:               Flávio Ricco

       Colaboração:   José Carlos Nery

(Abertura)

Instalação do digital está parada e ninguém sabe quando será retomada

Levantamento realizado pela coluna aponta que a digitalização já atingiu 130 milhões de brasileiros em mais de 1,3 mil grandes cidades das 62 principais regiões do país. Agora faltam perto de 4 mil municípios menores e mais complexos economicamente.

Muitos deles recebem os sinais de TV através de torres, construídas pelas suas prefeituras.

Para o digital, existe a possibilidade de várias emissoras compartilharem a mesma torre e um transmissor único para 4 ou 6 sinais. A questão é que não há recursos para este investimento e a lei de responsabilidade fiscal limita a ação das prefeituras. Diferentemente do passado, não é mais permitida a colocação de dinheiro público em torres de televisão.

A proposta da radiodifusão é usar parte do R$ 1 bi que sobrou da primeira etapa, para financiar o restante do país. Mas o processo está parado.

O próprio governo já fala em destinar uma parcela deste valor para o programa de ampliação da internet na Amazônia.

O fato é que, diante do colocado, a implantação do digital está momentaneamente paralisada. E não há qualquer informação de quando e em quais condições será restabelecida.

TV Tudo

Bateu o desespero

As ações de merchandising, responsáveis pelo faturamento e existência de vários programas, também observaram uma queda bem significativa nesses últimos tempos.

A audiência muito baixa da maioria não contribui e nem desperta o efeito desejado. O telefone anunciado para as ligações não toca.

Preocupação

Band, Rede TV! e Gazeta, por exemplo, estão entre as emissoras que mais apelam para o recurso do merchandising. Diante da baixa observada, várias das suas produções já foram colocadas em estado de alerta.

Do outro lado, o “Jogo Aberto”, da Band, e “A Tarde é Sua”, da Rede TV!, são citados entre os que mais funcionam.

E assim vai indo

Depois de William Waack e Evaristo Costa, como contratações importantes, a CNN Brasil anunciou ontem Monalisa Perrone. E a promessa é que vem mais por aí.

Tudo muito bom, tudo muito bem. Resta saber agora como é que vai fechar toda essa conta.

Ficou assim

A primeira temporada de “Famílias Frente a Frente”, programa com apresentação de Tiago Abravanel no SBT, a partir de outubro, terá dez episódios.

São doze famílias participando de uma competição gastronômica, formato em parceria da Amazon, Endemol Shine e SBT.      

Inovando

A TV Cultura transmitiu jogos e a final do Torneio Internacional de Futebol Feminino de Seleções, realizado em São Paulo, dispensando ao trabalho um tratamento gráfico bem especial.

Além da trilha sonora assinada por João Marcelo Bôscoli, a cada gol, a tela era invadida por emojis, linguagem própria de outras plataformas.

A propósito

A TV Cultura ficou em primeiro lugar nos Trending Topics Mundial, no “Roda Viva”, segunda-feira, com o jornalista Glenn Greenwald como convidado.

Programa bom. Alguns dos entrevistadores é que nem tanto.

Arte

A artista plástica Magda Colares, que sempre busca traçar o corpo humano nos seus trabalhos, utilizando-se do linho cru como base das pinturas a óleo e, às vezes, usando também folhas de ouro, vai expor em São Paulo, dia 14, das13h às 17h, na Galeria Roberto Camasmie.

Magda que vem de exposições em Firenze e Berlim.

Jornalismo

Na próxima segunda-feira, a Record coloca no ar o novo “Jornal da Record” e os quatro boletins, que terão o envolvimento de Janine Borba e Sérgio Aguiar.

A Band, na mesma data, terá a estreia do “Band Notícias” com Cynthia Martins e Rafael Colombo na bancada.

Colaboradores

E no dia de ontem, a Record definiu o grupo de colaboradores de Emílio Boechat no roteiro da novela “Gênesis”.

Foram chamados Ecila Pedroso, André Rodrigues, Marcos Ferraz, Meuri Luiza, Raphaela Castro e Valéria Motta.

Entrevista

Amaury Júnior, como convidado de Daniela Albuquerque, nesta quinta, na Rede TV!, vai falar dos seus 40 anos no jornalismo e o motivo de ter entrado na televisão: ”só fui para TV porque tinha uma baita vaidade”.

E também porque queria se mostrar para as namoradas.

Bate – Rebate

  • Os repórteres Eric Faria e Guilherme Pereira, como informado, estarão na Globo durante a transmissão dos amistosos da seleção brasileira, sexta e quarta, nos Estados Unidos...
  • ... Já Edgar Alencar fará os jogos pelo SporTV. 
  • Por sua vez Galvão Bueno irá transmitir os jogos pela TV Globo, acompanhado de Junior e Casagrande...
  • ... No SporTV, narração de Luiz Carlos Jr., com comentários de Muricy Ramalho.   
  • Fábio Rabin faz participação em “A Praça é Nossa”, no SBT, nesta quinta-feira.
  • O tema do “Diálogo”, do Edmo Bernardes, nesta semana na TV Clube, de Ribeirão Preto, é “Gestão de Crises”...
  • ... Que tem como convidados os advogados Henrique Furquim Paiva e Fernando Mazzo.
  • As primeiras cenas de Bruna Hamú em “A Dona do Pedaço” serão com Juliana Paes e Caio Castro...
  • ... Nesta terça-feira ela começou a participar das gravações.
  • Gilberto Gil estreia a segunda temporada de “Amigos, Sons e Palavras”, no dia 9, às 22h30, no Canal Brasil...
  • ... Serão mais 13 programas.

C´est fini

Mesmo existindo certo esforço para disfarçar, o fato é que as oportunidades oferecidas para Maria Júlia Coutinho causaram certa ciumeira em alguns setores do jornalismo da TV Globo.

A sua escolha para apresentar o “Hoje”, por exemplo, no entender de alguns, acabou por precipitar a saída de Monalisa Perrone, que há tempos vinha demonstrando interesse em deixar a madrugada.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.