Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Qual a contribuição da Amazônia para o mundo, para o Brasil e para todos os seres vivos? No dia 5 de setembro celebra-se o Dia da Amazônia.

Primeiramente, vamos falar da extensão do bioma Amazônia, que ocupa 60% do território brasileiro, estando presente em vários estados (Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso). Tem área de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros quadrados, além de abranger também oito países além do Brasil: Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa.

Com essa extensão, quantas pessoas vivem na floresta amazônica? Cerca de pelo menos 30 milhões de pessoas. Além de ser considerada a maior floresta tropical do mundo, é também a mais biodiversa (dados do Ministério do Meio Ambiente de 2019), sem falar nas inúmeras contribuições que ela nos oferece tanto em recursos ambientais como econômicos: variedade de espécies, plantas fitoterápicas, água doce, ar puro.

Vale lembrar também que a floresta é responsável por grande parte do controle hídrico e climático, por conta de sua capacidade de transferir calor e vapor a muitas regiões, estoque de carbono, grande diversidade de vegetais, animais e minerais.

Estamos vendo que quanto mais desmatamento e impactos sofrer a nossa Amazônia, mais distante e difícil será a sua preservação e reconstituição. A fotossíntese, que é a troca do gás carbônico pelo oxigênio, é uma questão de sobrevivência. Podemos dizer então que as florestas tropicais úmidas, como é o caso da floresta amazônica, com certeza nos auxiliam na minimização do efeito estufa e da mudança climática.

Considerando os 30 milhões de pessoas que lá vivem, grande parte é composta por população ribeirinha e nativa, que vive do extrativismo e subsistência. Mas ao mesmo tempo estamos vendo cada dia mais grupos estrangeiros atuando nas mais diversas áreas, seja para pesquisas, implantação de indústrias e serviços até mesmo exploração predatória de diversos. Tudo isso tem comprometido sensivelmente a nossa Amazônia.

O que nós estamos fazendo para manter todo esse espaço verde em condições e o que fazemos para sua preservação? Várias são as instituições que se preocupam com a preservação da floresta, como ONGs e o próprio Ministério do Meio Ambiente, com a meta ousada “Desmatamento Zero” e o uso sustentável da floresta: Projeto Amazônia Legal.

Sabendo da contribuição da Amazônia para o mundo e para o Brasil, notamos que alguns dos impactos são negativos, entre eles as ações antrópicas (ou seja, desenvolvidas pelo homem) que têm a maior representatividade.

Diante deste retrato sobre a floresta amazônica, podemos dizer que ela está deficitária em sua preservação e conservação e cabe a cada um de nós, indivíduos comuns e que tenham poder de decisão estatal, fazer sua parte quanto a exploração e utilização dos recursos naturais, conscientes na formulação de leis e normas voltadas para manter a floresta viva e pulsante.

Sandra Maria Lopes de Souza é professora, mestre em Gestão Ambiental e coordenadora de cursos de Pós-Graduação no Centro Universitário Internacional Uninter.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.