Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Não bastasse o desconforto e a incerteza gerados pela suspensão de atividade que busca impedir a proliferação do coronavírus, vemos os políticos se digladiando em atitudes que miram as próximas eleições e, até, as de 2022. Presidente, governadores, prefeitos, ministros, secretários e demais envolvidos têm de cumprir rigorosamente seus deveres de ofício. Pensar exclusivamente no bem-estar da população e no provimento do socorro àqueles que vierem a adoecer. Em vez de medidas midiáticas de fechar estabelecimentos, terminais, vias e avançar sobre áreas de atribuição que não são de sua alçada, devem se unir e agir harmonicamente, focados na solução dos problemas. Se assim o fizerem, não haverá lucro político-eleitoral, mas a população será a grande beneficiada.

Nesse momento grave, não cabe polarização. Quem ganhou as eleições, independente de quem seja, tem o direito e - mais que o direito – o dever de governar. Os que perderam devem se resignar, não atrapalhar os que estão com o bastão de comando e, se assim o desejarem, apresentar seus nomes como candidatos nas próximas eleições. Fora disso, tudo o que fizerem será extemporâneo, impróprio e, até, criminoso. Atrapalhar ao socorro às vítimas de uma pandemia como a que se apresenta, com certeza, deve estar capitulado em algum ponto do Código Penal.

No lugar de medidas de impacto midiático, espera-se dos governantes informações concretas sobre o número de leitos, UTIs, respiradores, kits de exames e outros insumos para o combate ao mal que se aproxima. Será triste e altamente revoltante constatar que - a despeito dos recessos e da cessação das atividades econômicas, sociais, educacionais, religiosas e outras - um dia não vamos ter a infraestrutura suficiente para atender aos que vierem a adoecer. Se os médicos, por falta de equipamentos, forem obrigados a fazer entre os doentes a desumana escolha dos que vão viver e dos que vão morrer porque não há como atendê-los, restará claramente provado que não temos governo. É por isso que os governantes devem focar exclusivamente nas providências e jamais nas próximas ou futuras eleições.

Além dos governos, a sociedade, notadamente o empresariado, tem de dar sua participação para que a passagem desse momento difícil seja menos traumática, especialmente para os pobres, que não dispõem de meios próprios de defesa. Os recursos emitidos pelos governos têm de atender linearmente a todos, desde as grandes corporações, o médio empresariado e até aos desvalidos. E todo aquele que receber algum tipo de ajuda, terá, também, o dever moral de ajudar aos mais fragilizados de sua cadeia econômica, mantendo empregos, contribuições e outros tipos de apoio. Quando fala em Plano Marshall (em alusão ao programa que restaurou a Europa depois da 2ª Guerra Mundial), o empresariado deve estar consciente de que também tem de colaborar para evitar o caos.

O coronavirus é genérico em sua infestação. Já matou os presidentes do Banco Santander (Portugal), do clube Real Madrid (Espanha) e, no Brasil, acometeu o presidente do Senado, senadores, deputados e mais de duas dezenas de integrantes da comitiva que acompanhou o presidente Jair Bosonaro na viagem aos Estados Unidos. É preciso todo cuidado. Parem as tentativas de desestabilizar o governo. O ódio nelas destilado em nada contribui para salvar as vidas ameaçadas pelo vírus. Deixem o embate para o período eleitoral... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.