Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O fantasma do desemprego, potencializado pela suspensão das atividades do comércio, indústria e serviços está ganhando proporções tão turbulentas quanto as do coronavírus. Algumas empresas já demitiram e outras seguirão o mesmo caminho porque, sem produção, não terão com quê pagar salários. É previsto para a segunda-feira o anúncio de muitos outros desempregos por parte de patrões alucinados que não sabem como farão para quitar suas contas. Comitês e outros órgãos representativos do empresariado propõem para prefeitos e governadores a adoção de medidas alternativas que os permitam voltar a trabalhar, ainda que com os cuidados profiláticos e restrições aos vulneráveis (idosos e portadores de moléstias que potencializam o vírus). Há casos, inclusive, em que comerciantes desesperados estão partindo para a ofensa aos seus prefeitos.

Não sou portador de credenciais técnicas para opinar sobre a necessidade de isolar ou não a população. Mas a vivência me autoriza a pensar – e até a exigir – que as autoridades dos três níveis (federal, estadual e municipal) atuem de forma conjunta e harmônica e parem com as divergências que só espalham o pânico. É sua obrigação encontrar protocolos adequados que possam proteger a população em relação ao vírus e não levem a economia à bancarrota. Tenham a certeza, senhores, que o povo é mais inteligente do que vossas excelências imaginam e saberá dar a resposta nas urnas desse ano (quanto escolheremos prefeitos e vereadores) e nas de 2022, na eleição de presidente, governador, deputado e senador. Aqueles que hoje fazem o povo sofrer por pensarem mais nas eleições do que na pandemia que cai sobre nossas cabeças, tendem a pagar um amargo preço.

Existem opiniões para todos os gostos. Respeitados especialistas dos meios acadêmico e administrativo, do Brasil e do exterior dizem que o toque de recolher para toda a população em nada interferirá na proliferação do vírus. Outros, do mesmo nível, advertem que a medida é necessária. Já passou da hora dos administradores chegarem a um acordo que possa atender a população da forma mais adequada e segura. A troca de farpas e as intransigências só servirão para aumentar o sofrimento do povo e de nada lhes servirá eleitoralmente (se é isso o que perseguem).

Não se esqueçam que pior do que a doença do coronavírus (um pequeno resfriado para a maioria das pessoas) pode ser menos perversa do que o pai ou mãe desempregados ficarem dentro de casa sem ter comida para dar a seus filhos. Por mais que o governo lhes conceda abonos, isso será temporário. Se perderem o atual emprego, será difícil encontrar outro, mesmo depois de cessada a pandemia...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.