Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Embora possa ser explorado emocionalmente, o ato extremo do ex-presidente peruano Alan Garcia, que se suicidou ao ter ordem de prisão por receber propinas da construtora brasileira Odebrecht, não é algo que o ilustre e nem sirva de parâmetro para outros políticos que cometeram o mesmo crime. Só o Peru possui três ex-presidentes também investigados e processados. As redes sociais brasileiras, dentro do clima tenso que vive o país em relação às apurações da Lava Jato e das prisões de seus criminosos de colarinho branco, chegaram a circular com sugestões para os corruptos daqui seguirem o exemplo do político peruano. Temos a certeza, no entanto, que tais pronunciamentos não correspondem à efetiva vontade dos brasileiros, mas apenas um desabafo diante da desfaçatez revelada tanto lá quanto cá.

Em hipótese alguma se admite que a vida – o bem maior de qualquer indivíduo – seja trocada pela impunidade ou por qualquer outro bem menor, seja ele pessoal ou social. O suicídio só ocorre quando o acusado resta demasiadamente perturbado e acaba por, erroneamente, sair do caso de forma trágica. Cada suicídio tem sua história e uma é diferente da outra. Diz-se que Getúlio Vargas teria escolhido dar um tiro no peito por vergonha de descobrir integrantes de sua equipe e confiança envolvida no atentado ao jornalista Carlos Lacerda, que acabou matando o major da Aeronáutica Rubens Florentino Vaz. Salvador Allende, do Chile, teria escolhido antecipar o fim da vida por saber que seria morto pelos adversários que sitiavam o Palácio da La Moneda, sede do governo.

Para a sociedade – que os envolvidos de alguma forma fraudaram – é importante  continuarem vivos e com saúde suficiente para responder pelos crimes cometidos, fazer os ressarcimentos ainda possíveis e, evidentemente, cumprir os anos de prisão que a Justiça lhes determinar pelos atos antissociais praticados. A apuração severa e justa, além de recompor pelo menos parte do patrimônio público dilapidado, tem sua porção pedagógica, demonstrando à classe política e até ao cidadão comum, que o crime não compensa.

Já temos um ex-presidente preso, outros feitos réus em ações penais ou citados em delações que poderão também se transformar em ações cuja sentença final pode ser o cerceamento da liberdade. Isso sem falar dos ex-ministros, ex-governadores, ex-parlamentares e outros envolvidos presos ou processados. O momento é critico e de muita responsabilidade. O crime que um político consegue praticar contra toda a sociedade é demais grave para poder acabar com uma bala oportunisticamente disparada em qualquer parte vital do seu corpo. Precisamos de justiça séria e eficiente e de medidas que, entre outras coisas, devolvam a confiança do povo nas instituições e naqueles que, pela força do voto ou nomeação, são encarregados de operá-las...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.