Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Embora isso ainda não tenha sido oficial e definitivamente anunciado, a Covid-19 ja deixou a categoria de pandemia e hoje pode ser encarada como endemia entre nós, os brasileiros. Em raciocínio simples, epidemia é quando um mesmo mal causado por virus ou bactéria tem o aumento repentino de casos num pais ou região e exige vigilância e cuidados permanentes. Endemia não faz avaliação numérica mas define a necessidade de cuidados.  Pandemia é quando epidemias de uma mesma doença ocorrem simultânea ou seguidamente em diferentes países ou continentes. O reconhecimento, classificação e decretação do quadro é encargo da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Nas ultimas semanas, tivemos o aumento das internações e até de mortes por Covid. Atribui-se o fenômeno às aglomerações provenientes dos festejos carnavalescos temporões realizados na virada de abril para maio, mas a idéia é que não há o comprometimento do quadro epidemiológico. Tanto que nas ultimas 24 horas, o número de mortos contabilizados em todo o território nacional foi 35, o que é natural para uma população de 210 milhões de habitantes onde, mesmo antes da pandemia, o número diário de óbitos por diferentes causas já era superior aos 3 mil. Lembremos que no pico da pandemia, dia 8 de abri de 2021, a Covid matou 4.249 brasileiros.

O coronavirus não foi embora e nem irá. Teremos de com ele conviver e tomar as devidas precauções. As mesmas que se toma em relação a denque, chicumgunya, zika, febre amarela, leishmaniose, esquistossomose e outras. O preço da saúde da população é a manutenção de vigilância e serviços de combate aos males e a conscientização dos indivíduos sobre como devem se portar. O fato de termos passado do estado de pandemia para o de endemia não deve alterar as operações de combate ao mal. Continuam as campanhas de vacinação e a disponibilidade dos serviços de saúde para diagnosticar e tratar aqueles que, mesmo no quadro mais ameno, forem acometidos pela Covid.

A vacina é o grande antídoto. Embora seja ministrada em caráter emergencial, pois ainda carece de pesquisas conclusivas sobre sua eficiência, já se criou a certeza de que, mesmo podendo adoecer, o vacinado terá a Covid com menor gravidade, muitos deles não necessitando nem de internação. É por isso que se insiste com toda a população para receber o imunizante e evitar a conversa nociva dos que negam a vacina e politizam a Covid-19. No interesse de preservar a própria saúde e evitar contaminar familiares e outros conviventes, que ainda não tomou a vacina ou deixou de receber a segunda, terceira e quarta doses (se seu grupo já chegou a esse nível) deve procurar o posto de saúde mais próximo e colocar em dia a sua ca derneta. Os pais, principalmente, têm a obrigação de manter em dia a imunização dos filhos.

O líquido e certo é que teremos de conviver com o coronavírus. E, mesmo voltando à convivência normal, evitar procedimentos que possam facilitar a contaminação. O dever de combate ao mal não está restrito às autoridades sanitárias. Cada cidadão tem de fazer a sua parte. Informar-se sobre a evolução do quadro e colocar-se da melhor forma que lhe for possível.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.