Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Toninho, típico morador de Verdes Águas, almoçava tranquilamente com sua família, seguindo o ritual dos finais de semana. A mesa da família Braga era composta pelo trivial para qualquer refeição, ou seja, copos, talheres, pratos e celulares, de modo que cada um pudesse – de tempos em tempos – visualizar as mensagens nas redes sociais.

Durante o almoço, Rita, a esposa de Toninho, começou a descrever a beleza de uma praia italiana que passara na televisão. Pouco depois, Chico, o filho adolescente, falava da necessidade de um novo tênis para suas corridas, ao que Rita reclamou que o dinheiro andava curto e que viajar de avião estava muito caro.

Tão logo acabou o almoço, Toninho pegou seu celular (desbloqueado pelo reconhecimento de sua íris) e – sem espanto – observou a imperdível oferta de passagens aéreas para a Costa Amalfitana que piscava na tela, enquanto em uma das redes sociais surgia um “mega” desconto para a compra do tênis que seu filho queria. Tudo isso sem que ele precisasse pesquisar na internet.

Algum espanto? Nenhum. O computador de Toninho está cheio de cookies, aqueles arquivos que armazenam temporariamente o que ele visita na rede, guardando endereços de e-mail, as preferências de pesquisa no Google e muito mais. A introdução do smartphone na vida de Toninho também trouxe novidades que logo foi naturalizada, em busca de suas informações pessoais, seus gostos e interesses. Hoje, as empresas que dominam esse ramo da Inteligência artificial utilizam aplicativos que acessam o microfone e a câmera do celular, fazendo com que as conversas possam ser ouvidas, decodificadas e traduzidas em oferta de consumo aos usuários.

Talvez por isso, Toninho reagiu tão bem as notícias da última semana sobre a caravana do PSL e do DEM que foi à China para conhecer o sistema e a tecnologia de reconhecimento facial em locais públicos. Os deputados federais e senadores pretendem apresentar no início do ano legislativo um Projeto de Lei que defina a obrigação da implantação dessa tecnologia com o intuito de auxiliar as forças de segurança pública no combate ao crime e captura de suspeitos ou foragidos.

Mas, afinal de contas, todo um aparato que consiga reconhecer criminosos vai diminuir os crimes e a violência. Certo? Si, pero no mucho. Primeiro é importante compreender que sistemas de controle social existem em qualquer sociabilidade e podem servir para estabelecer certas regras de conduta social. Em outras palavras, procuram sinalizar aos indivíduos e aos grupos, quais são os padrões de comportamento esperado, utilizando alguns instrumentos, instituições e símbolos para “relembrar” a todos quais são esses comportamentos esperados. Isso pode ser visto no “não matarás”, numa placa de trânsito que define a velocidade máxima da via, ou na vigilância da polícia, mas também estão presentes na escola (e sua disciplina), nas leis da República e na própria forma como a família se estabelece e determina os valores e condutas de seus membros.

A proposta dos senadores e deputados é instalar o sistema no Rio de Janeiro, o que parece fazer sentido com o deflagrado e propagandeado problema de segurança pública da capital.

Mas o que é que a China tem a oferecer? Hoje a China tem o maior e mais moderno sistema de vigilância com o uso de reconhecimento facial. Além das 170 milhões de câmeras com essa capacidade, existem outras 400 milhões com instalação prevista. Essas câmeras especiais são utilizadas por policiais (em óculos high-tech) ou instaladas em estações de trem e metrô, aeroportos, vias públicas de grande movimento de pedestres e até em pontos estratégicos de comunidades dominadas por traficantes e milícias.

O sistema procura fazer o reconhecimento do rosto das pessoas e, a partir disso, associa imediatamente com um conjunto de outras informações registradas, desde o gênero e idade até a associação com o rosto do cidadão a informações como o carro que utiliza, suas rotas mais frequentes, a seus parentes e às pessoas com quem ele entra em contato, dados do fisco, profissionais e outros.

O que chamou a atenção de Toninho, durante sua leitura, foi o fato de que o sistema monitora a todos e, presume ele, a maior parte da população não é criminosa, porém, todos passarão a perceber os efeitos dessa constante vigilância. Uma espécie de mundo distópico Orwelliano no qual todos (pre)sentem a invisível presença do Estado-vigilante. Rita pede um pouco de calma a Toninho, pois a questão central está na forma como será utilizado e na mentalidade que os setores de segurança pública vão conduzir. Afinal, todo o aparato é apenas um instrumento.

Vale lembrar que a China tem sido acusada de utilizar o sistema para monitorar dissidentes políticos, artistas e opositores ao seu regime, além de um frágil sistema de proteção de direitos de privacidade e tribunais criticáveis por sua dependência.

Por fim, voltando ao ponto: funcionará no Brasil? Simplesmente não. Ainda que “especialistas” possam argumentar pela capacidade de controle e vigilância que poderiam realizar tais artefatos, é basilar reconhecer que o sistema não evitará os crimes. Qualquer cidade brasileira possui um número mínimo de câmeras de segurança e elas não coíbem as práticas criminosas, tampouco os crimes que envolvem violência direta. Portanto, a efetividade desse artefato está mais para o campo da propaganda política, além do que, o custo estimado não foi divulgado até o momento, o que pode ser preocupante para um orçamento já esfarelado.

Mais que isso, é relevante compreender que as concepções de justiça criminal e controle sobre o crime e a violência estão em transformação, e são dependentes das mudanças que a organização social produz. Deste modo, o posicionamento conservador (supostamente liberal) das políticas públicas tende a direcionar propostas criminológicas neoconservadoras e uma política criminal de caráter retribucionista e carcerário voltado a gestão dos indesejáveis.

Essa onda punitivista e de vigilância absoluta procura esconder os flagrantes problemas estruturantes da sociedade em torno da precariedade do trabalho, da previdência e do mercado que ocorrem nas últimas décadas. O desejo por segurança, por ordem e controle já se evidencia como insuficiente e corrosivo, tendendo a proporcionar controle dos espaços e controles gerenciais sobre massas de desempregados, ocasionando a fragilidade da liberdade e da democracia.

Portanto, há que se fazer uma escolha entre um discurso de segurança baseado em controle social e vigilância policial ou pela promoção de direitos de cidadania que se alinhem com uma proposição democrática a longo prazo.

Toninho em sua ignorância, comporta-se como Santiago Nasar, enquanto parece vai produzindo seu dia, não se apercebe dos diversos sistemas de vigilância que o monitora e controla.

Alexandre Nicoletti Hedlund, advogado e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. É professor de Direito Penal e coordenador adjunto do curso de Direito – Unidade Santos Andrade da Universidade Positivo e coordenador adjunto da Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal da Universidade Positivo  - centralpress@centralpress.inf.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.