Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, diz que “um dos efeitos do medo é obscurecer os sentidos, e fazer com que as coisas pareçam ser diferentes do que realmente são.” No entanto, pode-se concluir pelo próprio episódio do livro, que o excesso de certeza tem o mesmo efeito. Afinal, Dom Quixote dizia que o medo impedia Sancho Pança de enxergar o exército inimigo, enquanto o servo via que, pelo contrário, era a certeza do mestre que o impelia a atacar insensatamente carneiros e ovelhas.

O mito da “explosão populacional” sobreviveu ao século XX e permanece firmemente alicerçado nestes dois baluartes: o medo e a certeza. A divulgação da publicação da ONU, “Perspectivas Mundiais de População 2019: Destaques” (disponível em https://population.un.org/wpp/), é insistente: o mundo terá quase 10 bilhões de pessoas em 2050!

Essa projeção de que um exército humano congestionará o mundo, continuará a espalhar a insegurança. Gera-se um medo (e uma certeza) que ofuscam gravemente a percepção do resto do documento. A saber: desde 2010 já são 27 os países ou áreas que perderam população, em vez de crescer, e até 2050 a estimativa é de que 55 países conviverão com o decrescimento demográfico.

Sobre o Brasil, os gráficos apontam que, pouco depois do ano 2000, o país caiu abaixo da linha de 2,1 filhos por mulher. Isso quer dizer que a taxa populacional não permanecerá estável, pois não existem nascimentos suficientes para que a população continue inalterada. Aqui, portanto, e em outros 54 países pelo menos, o “exército” de gente não passará de uma miragem provocada pelos “carneiros e ovelhas” das projeções.

Esse “inverno demográfico”, como nomeou o Papa Francisco, foi também gerado por um medo e uma certeza. O medo/certeza de se perder um certo bem-estar social ao se abrir para a geração de filhos, “pois é necessário comprar uma casa, fazer uma viagem, estou bem assim” exemplificou tão coloquialmente o Papa em sua viagem a Moçambique. Sim, ter um filho, é assumir vários riscos. Mas, ter mais de dois (os 2,1 dos demógrafos) é certamente, pavorosamente, impensável. Como vimos, a certeza, assim como o pavor, fazem ver coisas que não existem ou, se existem, não são bem como aparentam ser.

No entanto, um é o engano gerado pelo exagero dos sentidos. Outro, completamente diferente, é aquele racionalmente e deliberadamente provocado. Quando se travestem carneiros e ovelhas como invencíveis guerreiros, escolhe-se provocar o medo e incutir falsas certezas. Um estudo de “Crescimento Populacional Zero: a meta e os meios”, publicado em 1973 por Kingsley Davis, antecedido de seu artigo na revista Science de 1967, “Política Populacional: os programas atuais terão sucesso?”, revela direcionamentos (meios) bem claros para se provocar o declínio da população (meta).

Entram em cena, como meios, a luta exaustiva até a liberação do aborto, a criação da percepção de que um maior número de filhos é prejudicial para a mulher e para os próprios filhos; a modificação na estrutura familiar rompendo a percepção da complementaridade homem-mulher; o compelir as mulheres cada vez mais para o mercado de trabalho, afastando-as do desejo do matrimônio e da geração de filhos; o adiamento do casamento para além da idade fértil das mulheres por motivos econômicos; e o promover maiores recompensas financeiras para pessoas solteiras e sem filhos.

Mais de 45 anos depois, as propostas de Davis, aparentemente impraticáveis na sociedade da época, são atuais como o Dom Quixote de Cervantes. Os números dos sucessivos relatórios da ONU e a aguçada percepção do Papa Francisco revelam, no entanto, que não são carneiros e ovelhas que estão no campo. Um exército se levantou. E, se a conquista está consolidada, o que virá depois?

Flávio Crepaldi é colaborador da Fundação João Paulo II e colunista do Canal Formação, no Portal: cancaonova.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.