Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Depois do tiroteio político-ideológico e das repercussões da reforma da previdência e da nova lei anticrime, que se encontram no Congresso, o governo se prepara para lançar medidas econômicas que destravem o país. É, na verdade, a primeira medida destinada à indução da economia e geração de empregos e sua implementação deverá se estender por um ano, envolvendo desburocratizações, aproximação entre empresas e trabalhadores e medidas modernizadoras e desburocratizantes, além de providências na área digital. Tratam-se de sistemas que simplificam as relações econômicas e tornam cada dia mais inviáveis problemas de corrupção como a venda de medidas provisórias e outros que hoje são apurados pela Operação Lava Jato e envolvem altas figuras da República.

Há muito tempo o brasileiro é prejudicado pela excessiva burocracia. Tanto a abertura quanto o fechamento de negócios são processos demorados e onerosos. Em vez de facilitar a vida de quem tem potencial e disposição para produzir, os burocratas do governo, normalmente bem remunerados com o dinheiro público, criam todas as dificuldades. Em julho de 1979, o presidente João Figueiredo criou o Programa Nacional de Desburocratização e com ele o Ministério da Desburocratização, entregue ao prof. Hélio Beltrão. Tudo, no entanto, foi extinto em 1986, por José Sarney, na chamada Nova República. A burocracia continuou infestando as repartições e até hoje atrasa o país.

Depois da pior crise econômica, vivida sob os governos de Dilma e Temer, as repartições ainda continuam atuando de forma arcaica e dificultadora daqueles que com elas têm de se relacionar. A mudança de orientação por Bolsonaro é a oportunidade de simplificação dos processos. Hoje tudo isso se torna mais fácil do que no passado porque temos a internet disseminada por todo o país e processos de informática pelos quais o cidadão pode se relacionar com as repartições e órgãos públicos. Essa comunicação também facilita a fiscalização e controle dos serviços. Precisamos preparar os sistemas para funcionar com  maior rapidez, menor custo e melhor resultado possível. Isso, além de nos levar à possibilidade de produção, também nos colocará em conduções de igualdade com os concorrentes que certamente também buscam os melhores recursos para terem seus produtos competitivos no mercado.

Tudo o que se conseguir fazer ou produzir de forma simples, segura e desburocratizada induzirá o desenvolvimento do país e o bem-estar da população. Diferente da burocracia, que só favorece aos seus cultores e pode, até, enseja os processos de corrupção...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.