Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os deuses hindus não estudaram em Harvard. Também não  leram os sisudos manuais  de economia, como o escrito por Joseph Schumpeter. A trindade hindu, também conhecida como Trimurti, intuiu  o que o capitalismo, mais tarde iria praticar. A criação é atributo de Brahma, responsável por tudo o que existe no universo. Vishnu é o deus encarregado da manutenção de tudo o que existe, porém não se esforça em cumprir  sua missão, uma vez que tudo está no seu lugar, por que se preocupar? O terceiro deus, é Shiva, o incansável destruidor. Ele é o responsável pelas mudanças uma vez que representa que nada é permanente. É o mais cultuado e até mesmo estátuas de seu pênis recebem homenagens em templos do sul da Índia. Ao invés de ser amaldiçoado, Shiva, o destruidor, é louvado. Ele representa o que muitos anos depois recebeu na teoria econômica de destruição criativa. Sem ela não há avanço, não há mudança, não obriga os homens a procurarem novas soluções para problemas novos e antigos.     Enfim ele é o responsável por tirar os homens da zona de conforto e incentivar a mudança. É verdade que em outras partes do mundo Shiva não teria o apoio que tem em sua terra natal. Muito mais confortável é não mexer em time que está ganhando, bater as metas e ir em frente. Não faça marola, diria Vishnu ao seu colega.

O professor Schumpeter interpretou a destruição criativa de forma positiva. Segundo ele são as mudanças que impulsionam o crescimento econômico. É verdade que essas mudanças provocam reações sociais robustas. As mais atuais são do conhecimento de qualquer cidadão comum. O advento dos aplicativos para transporte individual, como o Uber, 99 Cabfy,  viraram a atividade de táxi de cabeça para baixo. Os taxistas perderam a posição de conforto que desfrutavam, com tarifas estabelecidas pelo poder público, monopólio de transporte em aeroportos e terminais  rodoviários, tarifas maiores entre 22hs até as 6hs. Em algumas cidades a licença para trabalhar foi considerada um bem pessoal e pode ser transferida para herdeiros. Outros ainda ganhavam dinheiro “alugando “ a licença para que outro trabalhasse em seu lugar. Outro exemplo é o aplicativo AirBNB que abriu a possibilidade para que pessoas possam alugar quartos, casas, apartamentos, sítios ao invés de reservar uma acomodação em um hotel. O setor hoteleiro também foi mundialmente atingido uma vez que uma das características dos aplicativos é a internacionalização. Quando a eletricidade chegou às cidades, o sitema de iluminação à gas foi  mandado para o museu, as ruas ficaram mais claras, e os gaseiros perderam o emprego uma vez que as lâmpadas são ligadas automaticamente. O elevador automático desempregou os cabineiros.

Empresas e tecnologias destruidoras, ou disruptivas, usando uma palavra dos livros de economia, sempre existiram. Em plena idade média, um clérigo cristão inventou o Fogo Grego, que salvou a cidade de Constantinopla da invasão dos muçulmanos. Mudou o conceito de guerra no mar. A diferença é que com o advento da tecnologia digital houve uma aceleração fantástica de novos métodos e produtos que impactam diariamente a organização econômica do mundo contemporâneo. As redes sociais desafiam as mídias tradicionais, abrem oportunidade única para que todos os cidadãos tenham nas mãos um aparelho de emissão de texto, áudio e vídeo. Os profissionais da área de comunicação também têm os seus empregos em risco. Esse cenário criado pela tecnologia bateu de frente com a teoria de Marx que sustentava que  a super produção era a grande ameaça ao capitalismo e a burguesia. A saída, segundo o filósofo, era a conquista de novos mercados a qualquer preço, dando origem ao imperialismo e aos conflitos mundiais. Portanto sem Shiva, o deus destruídor, não  seria possível a criação de novidades no mundo.

Heródoto Barbeiro é editor chefe do Jornal da Record News em multiplataforma. Facebook: facebook.com/herodotobarbeiro  - Twitter: twitter.com/hbarbeiro  -  Instagram: instagram.com/h.barbeiro  -  Youtube: youtube.com/herodotobarbeirooficial  -  Site : herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.