Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É muito comum, principalmente no contexto escolar, escutarmos o termo “bullying”, mas afinal, o que isso?

O termo bullying origina-se do inglês, e trata-se de qualquer ato de agressão física, verbal ou psicológica em ambientes onde exista contato interpessoal. É importante também salientar que uma situação pontual de constrangimento não é caracterizada como bullying, porém, a constância e a repetição das ofensas caracterizam-se como bullying.

Sabendo da constância dessa prática especialmente entre crianças e adolescentes foi que a Educativa adotou a mais de 10 anos o projeto “Bullying, Tolerância Zero”, desenvolvido com os alunos de Ensino Fundamental.

Este projeto tem como objetivo proporcionar a comunidade escolar caminhar em um ambiente tranquilo, cercado de empatia e sem brincadeiras inadequadas através do respeito à diversidade. A cultura de combate ao bullying na Educativa já está internalizada entre a equipe de alunos e funcionários, e qualquer ação pontual que possa virar atos de bullying é tratada antes mesmo de se tornar repetitiva.

Para que isso aconteça, semanalmente na reunião pedagógica os professores compartilham na pauta se presenciou alguma situação ofensiva. Esse trabalho com a equipe é de fundamental importância para avaliar a recorrência de uma brincadeira ou comentário inadequado e faz com que todos se atentem a comportamentos de tristeza, depressão, atingindo até mesmo além do contexto unicamente escolar e exercitando o combate ao bullying também nas redes sociais.

Com os alunos é feito um projeto pontual logo no início do ano, onde cada turma desenvolve um trabalho abordando o bullying em suas mais diversas formas de atuação, trazendo assim a primeira conscientização da importância do respeito ao próximo.

A partir daí, sempre que constatado alguma situação pontual de desentendimento ou afronta entre os colegas, as situações são instantaneamente tratadas e acompanhadas pela Coordenação e Orientação Educacional, de forma a não se tornar repetitiva.

(Nicole Nápoli)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.