Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O regime militar no Brasil suprimiu o direito à liberdade de imprensa, perseguiu políticos e fechou o congresso nacional. É inadmissível que um presidente da república de um país mais democrático do mundo tem esse tipo de ideia e comportamento, o Brasil quer esquecer esse período e o presidente comemorar. Bolsonaro desrespeita vítimas do regime declarando em público que o golpe não existiu.

Como respeitar e confiar em um presidente que militariza o governo, usa as redes sociais para disseminar o ódio e o preconceito, desclassifica os negros, índios, homossexuais, mulheres, meio ambiente, professores, autonomia das instituições federais, direitos humanos, que corta verbas da educação superior, facilita o porte de arma em um país marcado pela violência, indica o próprio filho para embaixada dos EUA, nomeia um ministro da educação que utiliza das redes sociais para desmoralizar alunos e professores, desconsidera o ensino das áreas humanas e diz que filosofia e sociologia não é importante? Bolsonaro precisa urgentemente de um psiquiatra!

A geração pós-ditadura militar aprendeu a pensar criticamente, a participar mais ativamente da política, a valorizar a liberdade na escola, na família e na sociedade. É natural que o direito à liberdade e livre expressão seja assegurado pela constituição de qualquer País livre e democrático. Feliz a nação que consegue cultivar em suas crianças a importância da autonomia e da dignidade humana, o respeito pelo semelhante, o orgulho pela pátria e paixão pelos livros.

Nação livre é a nação que respeita a sua história, as diferenças religiosas, de raça, sexuais, ideais políticas e principalmente a valorização da instituição escolar. Precisamos incentivar as pesquisas científicas, investir na capacitação e valorização dos professores e promover o ensino de qualidade. Somente pela educação podemos garantir a nossa emancipação e não ser manipulados por governos sem comprometimento, sem responsabilidade social, sem consciência histórica e o que me deixa mais preocupado, um governo com viés de regime camuflado.

Valdonilson Alves Moreira Pereira - Graduado em filosofia e aluno de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá  - e-mail: valdonilson@globomail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.