Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estamos na véspera de mais uma manifestação, convocada via redes sociais, desta vez para apoiar a reforma da Previdência e outras pautas caras ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Discute-se a oportunidade (ou necessidade) de uma mobilização dessa ordem, já que o presidente não é acusado de nada e nem tem seu poder ameaçado. O próprio governante já disse que não comparecerá, aconselhou aos ministros também se manterem ausentes. Agradeceu aos que pretendem apoiá-lo, advertindo que os pretendentes ao fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal e ao confronto entre instituições e seus membros, se comparecerem, estarão em manifestação errada.

É importante destacar que o direito à manifestação é constitucional, e as redes sociais – nova ferramenta de mobilização – oferece a oportunidade do povo e segmentos da sociedade convocar a eventos em favor de suas teses. Devem todos se lembrar, no entanto, que vivemos sob o império da lei e insuflar o choque entre os poderes e a praticar a desobediência civil são crimes. Todos são livres para protestar ou apoiar aquilo que seja legal ou, no máximo, pela mudança sas leis; nunca para potencializar o seu descumprimento. Quem o fizer, estará sujeito a ter de prestar contas à Justiça, guardiã do ordenamento jurídico nacional. Isso sem dizer que o Ministério Público e os ofendidos também poderão promover ações chamando-os à responsabilidade.

O governo tem menos de cinco meses de trabalho, luta pelo reequilíbrio da Previdência, endurecimento contra o crime, com projetos de leis já propostos nesse sentido, e anuncia como próximos passos medidas para alavancar a economia e, com isso, gerar empregos e novas oportunidades à população prejudicada pela crise. É impróprio utilizarem os atos chamados em favor do Brasil governável para atirar contra o Legislativo e o Judiciário ou seus integrantes. Ou para pregar a intervenção militar que, no atual quadro, é inteiramente incabível. Os que têm essas bandeiras para empunhar, devem utilizar o direito à manifestação que a lei lhes faculta, e convocar atos específicos. Feito isso, terão a oportunidade de aferir qual a aceitação popular aos seus propósitos e, a partir de então, decidir de continuam ou desistem.

Por mais imperfeita e problemática que seja, a democracia é o nosso caminho. E não pode ser contaminada pela esquerda (como o foi ao longo das ultimas décadas) e nem pela direita. Precisamos encontrar o ponto de equilíbrio que devolva ao brasileiro o desenvolvimento, a segurança e a paz social. Os atos extremistas merecem todo o repúdio, pouco importando o seu viés ideológico.  A mobilização desse domingo só terá valor se for ordeira e, ao seu final, o Brasil sair fortalecido...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.