Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio. Mais com os reflexos da instabilidade naquela região do planeta sobre a economia geral do que com os com o destino da população dos países em conflito. É importante ter clara essa reflexão. É de lá que vêm a maioria do petróleo que movimenta a frota de veículos, a indústria e aquece o frio de muita gente. A região detém 61% das reservas mundiais do óleo e controla as vias e meios de exportação aos consumidores. Se as desavenças aumentam e ocorre uma conflagração regional, o primeiro reflexo é a redução da produção petrolífera e o consequente aumento dos preços da gasolina, diesel e demais derivados. Isso, além do desconforto que traz ao consumidor na hora de abastecer seu veículo, provoca o desequlíbrio econômico e – pasmem – pode até interferir nas eleições mundo afora, principalmente na dos Estados Unidos – a maior economia – que já se encontra em curso.

O desentendimento entre os povos do Oriente Médio é coisa antiga e reúne aspectos geopolíticos, econômicos, sociais e, especialmente, religiosos. São divergências que dificilmente chegarão a um consenso. O advento do petróleo, que enriqueceu a região, é um controlador mas, quando sai da medida, envia sua instabilidade para todo o planeta. Recorde-se o grande choque do petróleo, de 1973, quando os países produtores reduziram a prospecção em seus poços e deixaram importantes consumidores carentes da energia. Hoje, talvez, as conseqüências não seja daquele tamanho porque temo s produtores do óleo em outras regiões, entre eles o Brasil que, pelo menos teoricamente, não se subjuga à política daquela região. Mas, de qualquer forma, seria um problema com o qual ninguém contava.

A região tem merecido a atenção e preocupação desde quando o grupo terrorista Hamas atacou Israel, em outubro passado. Depois Israel revidou e a guerra entre israelenses e palestinos já e infelizmente fez milhares de mortos – muitos deles civis, mulheres e crianças que nada tinham em relação ao conflito. Aos poucos, a guerra vai esbarrando em interesses regionais e provocando a solidariedade de grupos. Israel matou dias atrás militares do Irã, em represália ao apoio dos iranianos ao Hamas. No sábado, o Irã atacou Israel que demonstrou competência na vigilância de seu território e derrubou a quase totalidade dos artefatos disparados pelo adversário. Agora verifica-se o mau-humor e o quadro de ameaças. A ONU (Organização das Nações Unidas) reuniu seu conselho de segurança, mas apenas lamentou o ocorrido, sem chegar a qualquer conclusão. Seu secretário-geral, o diplomata português Antonio Guterrez, adverte que a situação é perigosa. Vamos torcer para que o presidente Lula deixe o Brasil fora dessa contenda, pois seus pronunciamentos sobre política internacional não têm agradado e nem trazido dividendos à diplomacia brasileira.

Quando menino – no pós 2ª Guerra Mundial - ouvi muitas vezes dizerem que “em tempo de guerra, há mais mentira do que terra”. Isso me leva a pensar que, embora provoque desconforto aos seus clientes de petróleo e derivados, mesmo que a guerra se consolide no Oriente Médio, dificilmente sairá da região. Assim sendo, não vejo motivo para os temores já manifestados por alguns de que isso seja o estopim da 3ª Guerra Mundial. Sou daqueles que, por uma série de motivos, especialmente pela disponibilidade de sofisticados armamentos capazes de destruir o planeta várias vezes ao mesmo tempo, não haverão governantes loucos o suficiente para apertar o botão do Apocalipse. Até por uma questão de sobrevivência, os conflitos serão sempre regionais e raramente empregarão armas nucleares por um simples motivo: depois do primeiro tiro poderá estar perdido o controle e a possibilidade de armistício ou conciliação. Penso, no entanto, que tudo o que se puder fazer para evitar os conflitos é salutar. Não brigue com quem tem petróleo; você ainda vai necessitar dele por pelo menos 30 anos...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - tenentedirceu@terra.com.br - aspomil@uol.com.br

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação (Jornal União/Portal www.jornaluniao.com.br/Rádio e TV Jornal UniãoWeb).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.