Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 20/08/2019  10h58

Errou feio

O presidente era bom de entrevistas. Suas declarações repercutiam em todo  o país e rapidamente eram aplaudidas pelos apoiadores e criticadas pelos adversários. Finalmente tomou a decisão de atacar diretamente os que se  opunham ao Estado brasileiro.  Afinal era um parlamentar e tinha, pelo menos, uns 28 anos de carreira política. Classificou que o país sofria de uma ameaça comunista, mas  não oriunda do comportamento do povo e dos trabalhadores, ordeiros e democratas. Mas no aparelhamento, ou infiltração, como gostava de dizer, em comandos administrativos e dali influenciavam na condução dos destinos do  governo. Assim, os sindicatos deveriam ser libertados de infuências políticas da  cúpula que se eternizavam desde a criação dos mesmos. Deixou claro que não compactuava com o governo anterior que se apoiou em forças das esquerdas influenciadas por países  socialistas como Cuba. Era chegada a hora de trocar o modelo intervencionista do Estado na economia por uma abertura liberal, com crescimento e distribuição de renda. Enfim pular de cabeça no capitalismo, sem vergonha.

O páis  precisa ser reformado, repetia o presidente. Para isso seria necessário fazer mudanças na ordem social e econômica. Elas seriam pautadas com a preservação integral do princípio da propriedade privada, que é o motor do crescimento, aumento da oferta de emprego e geradora de oportunidades para que outras camadas da população também tenham acesso a bens e serviços. Todos tem o direito de melhorar de vida, dizia ele . O Brasil das reformas é o Brasil democrático contra os privilégios e contra os extremismos.É o Brasil sem frustações. Esperançoso, rico e mais justo, declarou ele aos jornalistas que o acompanhavam no Rio de Janeiro. Mais do que nunca é preciso esquecer o  passado, a mente clara , para pensar sem ódios e sem rancores. A turbulência politica gerada pelo governo anterior deveria ser suplantada com o pensamento voltado para Deus, grato a sua proteção ao Brasil, e ao seu povo. O auge da crise felizmente passou e agora seria necessário conter a inflação, baixar os juros, garantir a presença de investidores nacionais e internacionais, enfim mergulhar no desenvolvimento capitalista mundial, como apoio dos grupos americanos e europeus,  repetia.

A legalidade é anticomunista mas não é antipopular, disse o presidente no final do mês de março. Há a restauração imediata da paz  com legalidade e  disciplina e com a hierarquia restauradas nas Forças Armadas. No auge da crise a hierarquia miliar tinha que ser ouvida, e foi. A paz está mantida. A legalidade engrandecida. A disciplina e hierarquia rejuvenescidas.  A legalidade democrática conduzira o páis as eleições e ele mesmo não escondia de ninguém que seria candidato a reeleição a presidencia da república. Será a continuidade do regime, já restaurado com a posse, pelo Congresso, do meu eminente companheiro de partido, disse ele em entrevista para a revista O Cruzeiro, na sua “Edição Histórica da Revolução “, o presidente Ranieri Mazzilli. Juscelino Kubitschek, senador da república, dava publicamente apoio ao golpe militar que depôs o presidente constitucionalmente eleito João Goulart. Acreditava que a presença dos militares seria mais um “salvação “ uma intervenção rápida e cirúrgica na política com a volta aos quartéis e a eleição presidencial marcada para 1965. Errou feio.

Heródoto Barbeiro é editor chefe e âncora do Jornal da Record News em multiplataforma -  herodoto@herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.