Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apresentados ao Congresso Nacional os projetos da nova lei anticrime e da reforma da Previdência, o governo dá o primeiro passo de sua grande tarefa. Agora cabe aos parlamentares – deputados e senadores – estudar as matérias, buscar sua compatibilidade com os interesses da Nação e votá-las. Os eleitores, que foram às urnas em 7 e 28 de outubro, direcionaram seus votos por mudanças. O Executivo, com a apresentação dos projetos, deu a partida e agora cabe aos congressistas fazer que dali saiam as leis que mais atendam aos interesses da comunidade. Precisamos de um Estado em condições de bem gerenciar sua máquina administrativa e de serviços, e de induzir o desenvolvimento. Os dois projetos não são meras propostas de governo. São imperativos nacionais para livrar o país das leis e práticas casuísticas que nos conduziram à crise.  

Depois de décadas do regime de barganha, onde Executivo e Legislativo eram promíscuos porque partes do primeiro eram controladas por deputados e senadores, ambos os lados precisam aprender a convivência independente e digna. O governo não deve “comprar” votos através de cargos e partes de seus ministérios e muito menos por meio de propinas como as apuradas pela Lava Jato, e os parlamentares precisam ter em mente que a estrutura que o Congresso lhes oferece é suficiente para atuarem autonomamente e focados nos interesses nacionais. Espera-se a discussão dos projetos em alto nível para que deles surjam soluções às fraquezas que hoje tumultuam a vida nacional, por um lado na área da segurança pública e de outro na insolvência dos cofres provocada pelo desequilíbrio no sistema de seguridade social.

A nova lei anticrime deverá acabar com a impunidade aos praticantes de delitos, a represália aos agentes da lei e a outras fraquezas que as políticas de esquerda trouxeram ao setor e hoje potencializam o crime. Na Previdência, é preciso corrigir distorções, eliminar privilégios e reconhecer as especificidades das diferentes clientelas. Governo e parlamentares têm a oportunidade (e até a obrigação) de encontrar fórmulas que tornem menor a distância entre o maior e o menor provento pago, sem contudo ignorar as propriedades das diferentes carreiras profissionais. É uma grande tarefa que, se bem cumprida, inscreverá o nome dos seus executores em lugar de honra da história da recuperação nacional.

Executivo e Legislativo têm todo o protagonismo nesse processo de reconstrução nacional. Se trabalharem bem, vão encerrar o nefasto ciclo de judicialização da política, o que é muito bom, pois o Poder Judiciário, além de guardar a Constituição, tem a vasta tarefa de julgar as divergências da sociedade e harmonizá-las com o ordenamento jurídico. Sua incursão no processo governativo e legislativo é prova de falência institucional dos outros poderes e não pode ser perene...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.