Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O puerpério, ou pós-parto, representa um período de rápidas e intensas mudanças não somente para a mãe de um recém-nascido, como também para toda a dinâmica familiar. Tal fato ocorre, porque o novo cenário exige reorganização para que haja efetiva adaptação à nova rotina. Nesse contexto, é normal, por exemplo, surgirem algumas dúvidas sobre a amamentação e sobre os sinais que são emitidos pelo bebê. Ademais, não raro, pai e mãe (mãe e mãe ou pai e pai) também se vêem afetados pelo medo, pela ansiedade e pela sobrecarga emocional, impostos pela pandemia. Diante dessa realidade, vamos conversar um pouco sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança e para a saúde da mãe.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o aleitamento materno exclusivo deve ser mantido até os 6 meses e complementado, no mínimo, até 2 anos. O aleitamento materno exclusivo ocorre quando a criança recebe somente leite materno, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de alguma suplementação prescrita pelo médico, quando necessária. Algumas das vantagens do aleitamento materno, para a criança, estão na composição nutricional, metabólica e imunológica ideal para o sistema gastrointestinal e renal em amadurecimento. Além disso, a amamentação ajuda na prevenção de doenças infecciosas e colabora também para o desenvolvimento da cavidade bucal e para o desenvolvimento cognitivo do bebê.

Ademais, o aleitamento materno também proporciona vantagens para a mãe. A ocitocina estimula a contração das células musculares lisas do útero. Tal ação da ocitocina age na prevenção da hemorragia pós-parto. Além disso, durante o aleitamento materno, ocorre a redução do risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário. Sem falar nas vantagens psicoafetivas do vínculo entre mãe e bebê. Outro ponto importantíssimo a ser ressaltado é que não existe leite fraco. Não raro, o que acaba dificultando o processo do aleitamento materno é a existência de algum erro na hora de empreender a técnica para amamentar o bebê. É preciso sempre observar se o bebê está bem apoiado, se o bebê está com a cabeça e o tronco alinhados, se o corpo do bebê está próximo ao corpo da mãe e se o rosto do bebê está de frente para a mama. Ainda é preciso observar se a pega está correta.

Faz-se necessário, portanto, que o aleitamento materno seja constantemente incentivado. Isso porque tal ato de amor garante ao bebê um desenvolvimento saudável. Ademais, garante também a mãe uma melhor qualidade de vida, visto que reduz o risco da mãe, que amamenta, ser acometida por enfermidades. Cabe ainda ressaltar aqui que preparar esse mundo, da melhor maneira possível, para receber as crianças que estão chegando é um compromisso de todos. Um compromisso de todos nós com a existência humana. 

Anderson Luís Pires Silveira – Estudante de Medicina da UFSM - Santa Maria/RS - andersonpires.ufsm@gmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.