Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 25/10/2018  07h45

Falta a liga

Poucos povos têm, mais que o Brasil, uma base necessária para construir nação próspera, justa, livre e sustentável. Apesar disso, poucos outros povos estão tão perdidos, sem coesão e sem rumo. Estamos divididos, desagregados socialmente; e ficando atrasados, econômica e civilizatoriamente. O Brasil está sem a liga que transforma uma população em uma nação: a educação de seu povo. Falta-nos até mesmo o sentimento da importância desta liga.

Em uma entrevista em 26/10/12, o campeão mundial Raí foi perguntado sobre o que mais o tinha impressionado durante seu tempo na França, jogando no Paris Saint Germain. Ele respondeu: “Minha filha ia à mesma escola que a filha da minha empregada” — uma escola com qualidade igual às melhores do mundo. Graças a isso, a França tem liga há mais de 100 anos. Seu povo, apesar de desigualdades e discordâncias, tem coesão social no presente e rumo para o progresso no futuro.

Até 1861, a Itália não existia como nação. O território onde hoje se encontra era povoado por grupos sociais organizados em pequenos principados, cada qual com seu idioma, seus costumes, suas características específicas. A unificação foi o resultado da vontade e competência política de alguns estadistas, mas a liga que fabricou o país foi a escola com qualidade e igual para todos, unificando o idioma, criando os sentimentos pátrios onde, antes, havia uma constelação de pequenas nações.

Quando o estádio Beira Rio foi inaugurado, em Porto Alegre, em 1969, as arquibancadas mais baratas, onde ficavam os torcedores sem dinheiro, eram chamadas de Coreia, uma referência à pobreza que então caracterizava a recém-criada República da Coreia do Sul. Cinquenta anos depois, este símbolo da pobreza e atraso tem hoje renda per capita igual às maiores do mundo; o país é não apenas rico, produz o que há de mais criativo, competitivo e eficiente entre todas as nações. A liga foi a educação, por meio de escola de qualidade para todas suas crianças e educação continuada para todos os seus jovens e adultos.

A mesma observação serve para todos os países que têm coesão e rumo: criaram, sistematizaram e mantiveram escola de qualidade e igual para todos ao longo de décadas. Nenhuma criança deixada para trás, todos os cérebros aproveitados, desenvolvidos e bem formados, independentemente da renda e da cidade onde mora. Essa liga é necessária e possível de se fazer no Brasil.

Nos últimos anos, dei a minha contribuição ao aprovar algumas leis que serviram como ingredientes para essa liga: a Lei nº 11.738/2008, que estabeleceu um piso nacional para os salários de todos os professores; a Lei nº 11.700/2008, que obriga cada governo municipal a assegurar vaga para as crianças desde os quatro anos; a Lei nº 12.061/2009, que obriga o governo estadual a oferecer vaga para todo jovem durante o ensino médio.

São passos tímidos, que exigem saltos maiores, como fizeram os países que produziram as ligas que os transformaram em nações coesas e com rumo. Para ter essa liga, o Brasil ainda precisa aprovar a PEC 32/2013, de minha autoria, há cinco anos em discussão, que funcionaria como uma espécie de Lei Áurea da Educação, ao atribuir ao Brasil, responsabilizando a União, o cuidado com a educação das crianças brasileiras. Por essa lei, as escolas públicas do ensino básico seriam federais; os professores teriam uma carreira federal, com os melhores salários do setor público, selecionados com muito rigor e avaliados ao longo de suas atividades; os prédios escolares teriam melhor qualidade em suas instalações, com a máxima modernidade nos equipamentos pedagógicos; e todos os alunos estudariam em horário integral.

Respeitando a descentralização gerencial e a liberdade pedagógica, a federalização daria as bases para a qualidade e a igualdade no acesso à educação. Sua implantação em todo o país levaria entre 20 a 30 anos. Por isso, ela precisa ser complementada pelo PLS 337/2016 — e tantos outros bons projetos em tramitação no Congresso —, pelo qual o governo federal adotaria de imediato o sistema escolar nas cidades mais pobres ou com os piores índices educacionais. Esperemos que os novos membros do Congresso deem continuidade ao esforço dos que saem e consigam aprovar essas leis e construam a liga de que o Brasil precisa. A escola onde estudava a filha de Raí e a de sua empregada deveria ter mais de 100 anos, desde que um professor-político, de nome Jules Ferry começou a revolução educacional da França, implantando a liga que transformou a população francesa em um grande povo e seu país em uma grande nação.

Cristovam Buarque - Senador pelo PPS-DF e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) - mensagem-cristovam@senado.leg.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.