Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A cada dia fica mais nítida a impressão de que estamos virando mais um ciclo da vida social, política e econômica, não só do Brasil, mas de todo o mundo. Jamais poderíamos imaginar ainda ver um feriado de 10 dias, onde as pessoas são exortadas a ficar em casa, não fazer e nem receber visitas. Mas está acontecendo. Antigamente, um acontecimento tão inusitado assim era tido como possível só em estado de guerra. Pensando bem, o estado de guerra está presente, como decorrência da Covid-19, que vem matando mais de 3 mil brasileiros todos os dias. O mais desesperador é que os hospitais são insuficientes para atender a todos os doentes e não existem mais profissionais de saúde disponíveis para serem contratados e abrir novas vagas. Isso não é novidade na vida brasileira. Antes da pandemia, durante muitos anos, haviam  imensas filas de doentes à espera de vagas tanto nas UTIs quanto em leitos normais. Eram os pobres, que não podiam pagar e, por isso, não chegavam a sensibilizar, apesar do farto noticiário-denúncia da imprensa. No quadro de hoje, morrem tanto pobres quanto abastados pois não existem vagas (e até tratamento) mesmo aos que poderiam pagar rios de dinheiro. Fez-se a decantada igualdade, da forma mais dolorosa possível.   

Assustados, acompanhamos os desdobramentos da grande crise sanitária, que se desdobra em econômica, social, política e principalmente humanitária. O recrudescimento da infestação pelo coronavírus e sua cepa mais mortífera obriga a parar tudo. Centenas de municípios montam barreiras para impedir a entrada dos turistas outrora convidados a visitá-los. Os governos reeditam o auxílio que tem o objetivo de evitar a fome dos economicamente desvalidos; o automóvel é trocado pela bicicleta e o trabalho, quando pode, executado da própria casa, deixando às moscas os sofisticados escritórios, que se desvalorizam diuturnamente. O comércio e os serviços operam com restrições para garantir o distanciamento entre as pessoas. E o pior é que uma razoável parcela da população não compreende a gravidade do quadro e ainda insiste em fazer festas e aglomerar-se. É preciso fazer algo para convencer essa gente a se guardar!

Não bastasse a hecatombe sanitária, temos a atividade político-administrativa convulsionada. Os titulares dos poderes da República divergem e o povo fica sem saber que rumo seguir. O comitê da vacinação que agora se tenta fazer funcionar com a participação dos governos federal, estaduais e municipais, do Congresso Nacional e dos órgãos da Saúde é uma boa iniciativa e esperana de encontrar o elo perdido. Pode representar o recomeço do equilíbrio que a corrupção e a  polarização política impuseram à vida nacional desde quando o povo foi às ruas contra Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016). Some-se a isso a derrubada da presidente Dilma Rousseff, o governo-tampão de Michel Temer, a prisão de Lula, a facada em Bolsonaro, sua eleição e dois primeiros anos de governo. A eleição das atuais mesas da Câmara dos Deputados e do Senado representam o divisor de águas entre o destrutivo passado recente e a possibilidade da volta do país à normalidade democrática onde quem ganha a eleição governa e os que a perdem se submetem e fazem oposição consciente e produtiva.

Os rumos ditados pela crise sanitária abalam as estruturas. A volta do equilíbrio entre Legislativo, Executivo e Judiciário é a esperança de que, depois de vacinada a população e baixado o nível de infestação, adoecimento e morte de brasileiros, o país possa voltar ao caminho do desenvolvimento e o povo, finalmente, respirar com um certo alívio. Quando isso ocorrer, com toda certeza, teremos virado mais um ciclo da história, através de uma nova ordem sanitária, política, econômica e até de costumes. Terá se atingido a nova revolução, desta feita sem o tradicional uso de tropas, armas ou tiros. Que assim se faça...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.