Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 12/09/2019  07h55

Frei Chico

Seu nome emana de uma tonsura, não de adesão eclesiástica. Como sabem, é irmão de Lula. Levou ao Sindicato para tirá-lo do ócio nas horas vagas. Membro atuante e intelectualmente bem aquinhoado do extinto Partido Comunista Brasileiro.

Não travou, à época, nenhum compartilhamento político com o irmão, porque este era ferrenhamente anticomunista. Declarava que os comunistas só sabiam "cochichar ao pé da orelha", como o fez num programa televisivo que já empolgava aqueles momentos: "Roda Viva". Daí a propagação do nome do ex-Presidente pela Revista Veja, em matéria de capa, seu início mediático que não reverteu.

Frei Chico não votava no irmão e tampouco fazia sua campanha. Tinha suas próprias preferências.

Eleito o irmão, aposentado com os vencimentos do sistema geral cuja "grandeza" conhecemos, preferia passear pelas ruas de São Bernardo do Campo.

Até que o irmão o convidou para atuar junto à Odebrechet. Sindicalista, poderia estabelecer uma promissora ponte de entendimento capital-trabalho. Espécie de "relações humanas" às avessas. Considerou boa ideia e passou a receber uma paga entre 3 e 5 mil reais mensais da Odebrecht.

Assim se passaram anos. A ininterrupta interlocução a que foi contratado é plenamente comprovável.

Nunca se interessou pelos assuntos do governo e, por isso, nada sabia (de verdade) sobre a Petrobrás e a Odebrechet. Era simplesmente contratado de uma grande empresa, com salário ínfimo.

Acumulem 5 mil e o 13º por um ano. São 65. Multipliquem por quase dez anos e adicionem juros e correção monetária.

Chega-se ao milhão que a imprensa divulgou ter Frei Chico recebido da empresa, em consórcio com os atos corruptos atribuídos a seu irmão Presidente.

A sina de Frei Chico é a travessia de um deserto tórrido, de areias levianas que arranham as entranhas.

Compreensível quando um grupo de aranhas mortíferas assume poderes e instituições, fortes na convicção de que não se vence por ideias, mas por desclassificação pessoal dos adversários e de suas famílias, em que a dor parece ser mais pungente.

Amadeu Garrido de Paula, é Advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados (Bruna Lyra Raicoski)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.