Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É indevido o confronto entre Executivo e Legislativo.. Nós, que festejamos o propósito do presidente Jair Bolsonaro, de não “comprar” os votos dos congressistas através do loteamento de ministérios, postos na administração e outras benesses e, ainda, repudiamos toda tentativa de parlamentares manterem o nefasto regime de negociação de prerrogativas, queremos que cada poder cumpra integralmente suas atribuições, sem qualquer subordinação de um em relação ou outro. Que se mantenham “independentes e harmônicos” como preceitua a Constituição. O Executivo propondo seus projetos de leis e reformas; e o Congresso Nacional, como representante do povo e das unidades federadas, estudando-os e promovendo livremente as alterações que melhor atendam à sociedade.

O presidente da República e seus ministros têm o dever de governar e o Legislativo – deputados e senadores – são os responsáveis por aperfeiçoar as leis propostas pelo Executivo, fazer as suas próprias e, além disso, fiscalizar os atos do governo. Se o fizerem conforme determinam os regimentos de seus postos e representações, a República funcionará plenamente e dificilmente entrará em crises do padrão da que vivemos nos últimos anos. A promiscuidade dos poderes reinante nas últimas décadas foi que nos levou à derrocada que ainda hoje faz sofrer milhões de brasileiros. Isso não pode se perpetuar, até porque o povo votou por mudanças e, se elas não ocorrerem, a frustração será geral.

Bolsonaro já falou – no caso da reforma da Previdência – que apresentou o seu projeto e espera que deputados e senadores façam sua parte, modificando se tiverem propostas melhores do que as colocadas no texto original. A bola agora está com os parlamentares que precisam, apenas, dar sequência ao jogo. De outro lado, vemos o parlamento tomando a iniciativa de promover a reforma tributária, o que é salutar e vai de encontro ao interesse público. É importante considerar que o processo político-administrativo estabelece o equilíbrio entre os poderes. Os parlamentares têm o direito de alterar os projetos e o Executivo, depois que as matérias passaram pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, pode vetar as partes com que não concorde. E, ainda, esses vetos são discutidos pelo Congresso Nacional, que pode aceitá-los ou rejeitá-los. É o espaço suficiente para os poderes equalizem seus interesses e, finalmente, se fazer a harmonia constitucionalmente prevista.

A discussão entre Executivo e Legislativo não deve ser encarada como crise ou briga. Pelo contrário, constitui a independência dos poderes e o direito de cada um deles cumprir suas obrigações. As divergências fazem parte do processo e, praticadas com critério e honestidade, são as responsáveis por manter em pé a República...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.