Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nenhum brasileiro com menos de 80 anos assistiu, no país, um momento de mobilização tão grande como o que estamos presenciando. Só durante a 2ª Guerra Mundial – da qual participamos de 1942 a 45 – tivemos tantas restrições, confinamentos e até o racionamento de combustíveis e gêneros de primeira necessidade. Nem mesmo nos momentos de ruptura (a queda de Getúlio em 1945, sua morte em 1954 e a deposição de João Goulart, em 1964) tivemos períodos prolongados de incerteza e principalmente de restrição ou desabastecimento. Costumava-se dizer, inclusive, que este é um país abençoado e o povo não conhece o sofrimento porque nunca viveu com uma guerra sobre sua cabeça. O movimento de 1964, por exemplo, embora denominado Revolução, não registrou o disparo de um tiro sequer. Mas, agora, a tormenta chegou.

Os governos e as forças da sociedade estão mobilizados e – aproveitando a experiência (tanto as positivas quanto as negativas) dos países do hemisfério norte onde a pandemia do coronavírus chegou antes – montaram o esquema de enfrentamento. O objetivo principal é evitar a contaminação para não correr o risco de ter maior número de doentes do que a capacidade de internação e cura daqueles que apresentarem quadro grave, especialmente os idosos, mais vulneráveis ao mal. Aulas suspensas, shoppings fechados, indústrias paradas, comércio com horário reduzido e direcionamento para vendas por telefone ou internet. Tudo para evitar a aglomeração humana e com isso a transmissão do vírus que, apesar de não letal quanto os de outros males, se multiplica veloz e arrebata grande número de vítimas, como já ocorreu na China, Itália, França e outros países, independente do seu desenvolvimento e poderio econômico.

Apesar do ambiente tenso, pede-se que as pessoas mantenham a calma mas não deixem de observar cuidados básicos como lavar as mãos sempre que sair ou tocar em peças ou coisas que possam estar contaminadas, proteger o rosto com o braço sempre que tossir ou espirrar e manter distância de pelo menos um metro de outras pessoas. Importante também compreender que a dispensa do trabalho é para o recolhimento social, não para badalar e frequentar locais públicos ou de grande concentração de pessoas. Se fosse para aglomerar, não precisaria interromper as atividades escolares, laborativas e outras.

A informação é a grande arma do povo neste momento de incertezas. É preciso evitar que um grande número de pessoas fique doente ao mesmo tempo e os médicos, por falta de equipamentos, restem com a desumana tarefa de escolher os que vão viver e os que terão de morrer. O momento é de grande cuidado sanitário, solidariedade e responsabilidade social para que a pandemia não acabe com a vida de grande número de brasileiros, inclusive de nós mesmos. Seguir as orientações pode ser a diferença entre a vida e a morte. Estamos numa guerra e o corona é o inimigo sorrateiro e perigoso...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br  

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.