Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O desafio em chegar às terras nordestinas é não se encantar com sua beleza natural e a boa recepção de seu povo. Tão natural quanto os esvoaçantes coqueiros, o mar e a praia é a amizade das pessoas por quem chega de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Numa pequena comitiva formada por empresários e agentes culturais de Londrina, viemos para empreendimentos econômicos e realizar intercâmbio com a cultura produzida em Indiaroba.

Chamou a atenção a culinária local a qual tivemos o prazer de desfrutar na noite da chegada: bolo de macaxeira, bolo de pupa, carne de sol, frigideira de ovo e suco de frutas da terra preparados na residência do prefeito Adinaldo Nascimento pela cozinheira Genildes. Enquanto isso, lá fora os festejos juninos são um caso especial de geração de renda e socialização: feirinha da agricultura familiar; concurso de quadrilhas; shows com artistas da cidade e comidas típicas da região.

Destacamos nessa encantadora noite (2º dia da viagem) junina: o cantor Florêncio; a quadrilha da cidade; a secretária de cultura Solange Santos Lima, o baterista Nego Loiro e o ex-prefeito Raimundo Torres.

Logo depois do feriado de Corpus Christi, o prefeito Adinaldo do Nascimento fez a entrega de equipamentos para uso diário e dias de chuvas aos recicladores de Indiaroba. Vários secretários municipais, o Presidente da Cooperativa Zezão, o vice prefeito Marcos Sertanejo e os trabalhadores participaram da entrega.  É uma importante iniciativa num município de cerca de 20 mil habitantes e que se preocupa com as questões ambientais e com o bom uso de suas belezas naturais.

O tempo e sua relação com o homem e a natureza é um dos personagens da cidade. É o tempo fluindo naturalmente e ao mesmo tempo mutando como em Heráclito, só que agora no Rio Real que começa na Bahia e passa por Indiaroba.

Ao acordar e abrir as janelas do quarto, seja três ou oito horas da manhã, o que vislumbramos é a paradisíaca imagem que integra o rio, os barcos, os pescadores, o mangue seco ao lado, os caranguejos, os coqueiros, o vento e o tempo que flui como uma prosa que conta histórias devagarinho.

O tempo que conduz o barco e fala ao ouvido do homem o tempo de sair e de voltar. O tempo que marca o compasso das conversas no bar de frente ao rio. O tempo quase invisível no rio que flui e é tão espontâneo que não vemos. Como na filosofia de Heráclito, o rio parece parado mas o barco que sai de manhã sabe que é outro rio quando volta na tardinha que escurece.

E os coqueiros e seus frutos esvoaçam na madrugada que se anseia mais fria que o clima do Nordeste e também parecem obedecer aos caprichos do tempo.

Tivemos  a oportunidade de ver ainda a inauguração do Espaço Cultural João Pequeno; o gigante espetáculo das quadrilhas juninas; os shows de forró; o samba de coco da Tia Mocinha; a Filarmônica do Divino e o festival de barcos, no bairro Pontal.

Aldo Moraes - Músico e escritor – Londrina - Pr

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.