Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os depósitos da primeira parcela do benefício serão realizados até 8 de junho, de acordo com o número final do benefício.

Em 25 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará início ao pagamento da primeira parcela do 13ª salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que geralmente é feito em julho, foi antecipado este ano por conta da pandemia.

Todos os indivíduos que receberam, ao longo de 2021, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença ou auxílio-reclusão, têm direito ao pagamento do 13º adiantado.

Aposentados e pensionistas, em maioria, receberão metade do valor do benefício na antecipação. A exceção se dá para os segurados que passaram a receber o benefício depois de janeiro e o valor será calculado proporcionalmente.Para aqueles que recebem o auxílio-doença, o pagamento será calculado de acordo com o tempo de duração do benefício.

“A decisão de adiantar o pagamento do 13º salário pode beneficiar muitos brasileiros que vêm passando por dificuldades financeiras durante esse primeiro semestre do ano”, comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal para pequenas e médias empresas. “Muitas pessoas foram ajudadas com a mesma medida em 2020 e a retomada dessa solução sem dúvida ajudará muitos trabalhadores e aposentados que viram uma redução na renda mensal por conta da crise”, avalia ele.

Para os segurados que recebem até 1 salário mínimo, a parcela antecipada será depositada entre os dias 25 de maio e 8 de junho, conforme o número final do benefício. Já a segunda parcela será paga entre 24 de junho e 7 de julho.

No caso de segurados que contam com uma renda mensal superior a 1 salário mínimo terão os pagamentos da primeira parcela depositados entre os dias 1 e 8 de junho. A segunda parcela, por sua vez, será depositada entre 1 e 7 de julho.

(Beatriz Candido Di Paolo)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.