Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 11/07/2019  08h29

Jovens Forever

Uma “alma jovem” é aquela que nunca perde sua capacidade de acreditar, ter esperança, recomeçar,  sonhar e amar. Jovem é aquele que todos os dias se encontra com Aquele que é sempre jovem e que gera vida e uma vida em abundância em nós.
A Exortação Apostólica Christus Vivit nos mostra claramente que “Cristo Vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo! Está em ti, está contigo e jamais te deixa. Por mais que te possas afastar, junto de ti está o Ressuscitado, que te chama e espera por ti para recomeçar. Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará a teu lado para te devolver a força e a esperança.”

Cristo, de forma alguma quer que nós deixemos de ser quem somos, mas sim que sejamos autênticos, e não meros resultados de opiniões alheias, de marcas, conceitos e ideologias que querem nos descaracterizar. Cristo quer tirar de nós os excessos, aqueles que vão roubando nossa liberdade, nossas características, que nos escravizam e nos condicionam. Do contrário, aí sim corremos o risco de “envelhecer”, isto é, viver uma vida velha, que vai nos conduzindo em direção a um caminho de morte eterna.

Também na Exortação Apostólica Chritus Vivit, dirigida a nós jovens, fica evidente o exemplo de tantos jovens da Sagrada Escritura que, como eu e você, tinham semelhantes conflitos, medos, sonhos, frustrações, desafios. A vida de cada um tem muito a nos ensinar. E Jesus Cristo, o sempre jovem, nos mostra o caminho que nos levará à verdadeira realização, e ao encontro das aspirações mais profundas que trazemos em nós.

Precisamos reaprender a sonhar, a acreditar que nós jovens somos o “agora de Deus”, e que por isso podemos nos comprometer, sendo corajosos, destemidos, uma juventude que não para e não se deixa paralisar.

O segredo para uma vida frutuosa, fecunda, que floresça e não esmoreça, é termos raízes, aquelas bem profundas, que nos garantem extrair tudo aquilo que precisamos para nos desenvolver, amadurecer, crescer e frutificar. Estar enraizados em Cristo, onde então não seremos levados por qualquer ventania contrária que tente nos arrancar e lançar para longe. Deus conta conosco, a Igreja, o Papa confia em nós:

“Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre. O Espírito Santo vos impulsione nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé. Nós temos necessidade disto! E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós.”

Tiago Marcon é missionário celibatário da Comunidade Canção Nova, apresentador do programa de TV “Revolução Jesus” e autor dos livros: “Em busca do Reino de Uranôn”, “A normal vida secreta de um jovem” e “Os Castos e os Gastos – Descubra os ganhos e as perdas da castidade.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.