Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em março de 2014, quando abriram os procedimentos sobre o doleiro Alberto Youseff, já conhecido no meio policial por sua participação no rumoroso Escândalo do Banestado, os procuradores e policiais federais de Curitiba não imaginavam que começava ali um trabalho que derrubaria o governo e levaria ao cárcere figurões até então inalcançáveis. O beneficiário, deputado José Janene (PP-PR), acusado de lavar R$ 1,4 milhão, já estava morto, mas restou identificado o Posto da Torre, em Brasília, pertencente ao também doleiro Carlos Habib Chater, que cedeu o nome Lava-Jato à operação anti-corrupção.

O posto de combustíveis movimentava valores de origem ilícita, investigados na primeira fase da operação, onde se prendeu Youssef e constatou-se sua ligação com Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, preso preventivamente na segunda fase. Seguindo essa linha de investigação, encarcerou-se Nestor Cerveró em 2015, que depois delatou outros. Em junho daquele ano, a operação atingiu duas grandes empreiteiras brasileiras - Andrade Gutierrez e Odebrecht - cujos respectivos presidentes, Otávio Azevedo e Marcelo Odebrecht, foram também presos. Depois. outras empresas de ramos diversos seriam investigadas. Nos desdobramentos, entre outras pessoas relevantes, acabaram nas grades o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o seu sucessor Luiz Fernando Pezão, ainda durante o mandato, o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, os ex-ministros da Fazenda Antonio Palocci e Guido Mantega, o publicitário João Santana, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o empresário Eike Batista e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao final de dezembro de 2016, a Operação obteve um acordo de leniência com a Odebrecht, que proporcionou o maior ressarcimento da história mundial. O acordo previu o depoimento de 78 executivos da empreiteira, gerando 83 inquéritos no STF, e de que o ministro do tribunal Edson Facchin retirou o sigilo em abril de 2017. Novas investigações surgiram no exterior a partir destes depoimentos em dezenas de países, dentre eles Cuba, El Salvador, Equador e Panamá.

Em 2017, peritos da Polícia Federal informaram que as operações financeiras investigadas na Lava Jato somaram oito trilhões de reais. Segundo o procurador Deltan Dalagnol, chefe das investigações, só em acordos de delações, foram recuperados R$ 14 bilhões. A operação é, sem dúvida, uma tarefa de alto padrão e repercussão mundial. Tanto que teve força para minar o governo de Dilma Rousseff e levar Lula à prisão.

A decisão do ministro Facchin, de anular as condenações do ex-presidente soa estranho pois ele próprio teve nas mãos, em 2017, processos da Lava Jato e na época não encontrou as nulidades que arguiu para anular as penas do petista. Mais estranho ainda é que o colegiado o  tenha acompanhado, colocando os processos na estaca zero e remetendo-os a Brasília. Ao lado disso vem a declaração de suspeição do ex-juiz Sérgio Moro. Tudo conduz a um clima de insegurança jurídica. Da mesma forma que Lula teve suas penas anuladas, poderão pleitear o benefício os demais condenados lavajatistas, já que foram processados e condenados na mesma instância e pelos mesmos operadores do Direito. Aí surge a indagação que não quer calar: que diferença há entre uma vara de Justiça Federal de Curitiba e outra de Brasília para julgar crimes com extensão em diversos Estados?

A Nação está incomodada com o protagonismo do STF e seus ministros. E estupefata com a falta de ação do Senado Federal – a instância constitucionalmente avaliadora da suprema corte – que mantém engavetados os sucessivos pedidos de impeachment de ministros. Em janeiro, pouco antes de deixar o posto, o ex-presidente, senador Davi Alcolumbre, anulou 57 pedidos que colecionou entre 2019 e 2020. Agora, Rodrigo Pacheco, atual presidente, já possui 10 requerimentos em sua gaveta. Os senhores senadores têm o dever de, como fiscais constitucionais, inquirir o STF sobre o que faria a vara de Curitiba incompetente e a de Brasília compatente para julgar o ex-presidente, considerando-se que ambas são federais e a legislação é a mesma em todo o território nacional. Quanto aos pedidos de impeachment, o correto é que tramitem e vença quem tiver provas convincentes, seja ele o acusador ou o acusado. Só isso será capaz de acalmar a hoje inquieta opinião pública...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br  

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.