Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No mês passado, um deficiente visual caiu em um buraco de uma obra pública em Londrina. O homem de 60 anos atravessou a rua e foi parar em um bueiro que está em construção da nova galeria que faz parte das obras de revitalização da avenida Leste Oeste. Por sorte, a vítima foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e sofreu apenas ferimentos leves. O acidente aconteceu em virtude da falta de sinalização e segurança adequada no local. Ambas são necessárias e obrigatórias perante a legislação, tanto em obras públicas como privadas, para todos os cidadãos.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) é uma autarquia responsável por fiscalizar a presença de profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências em obras e serviços, conforme exige a legislação. Mas além de ter um profissional técnico responsável pela obra e em situação regular, é imprescindível que este profissional aplique as normas que constam na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as Normas Regulamentadoras (NRs) da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho – ENIT, que orientam o exercício das suas atividades.

Neste caso do acidente de Londrina, por exemplo, pelo menos duas normas da ABNT e uma Norma Regulamentadora (NR) foram negligenciadas. São normas criadas com o propósito de garantir segurança para pedestres e pessoas que passem perto de um canteiro de obras, movimento que é inevitável em uma zona urbana de grande circulação, como temos em Londrina, na Avenida Leste Oeste. A NBR 9061, por exemplo, destaca os itens exigidos para segurança de escavação a céu aberto. O item 9.2 aponta que as escavações em regiões urbanas devem ser cercadas e sinalizadas com cartazes de advertências. Durante a noite, sinais luminosos devem ser colocados. Na obra pública onde ocorreu o acidente, nem cartazes, nem sinais luminosos existiam no local, embora o acidente tenha ocorrido durante o dia. A obra também não estava cercada adequadamente.

A necessidade de cercar e sinalizar a obra é reforçada pela Norma Regulamentadora 18 (NR18), que determina procedimentos obrigatórios relacionados à segurança no ambiente de trabalho na indústria de construção. A regra é bastante clara quanto a isso: “As escavações realizadas em vias públicas ou canteiro de obras devem ter sinalização de advertência, inclusive, noturna, e barreira de isolamento em todo o seu perímetro”. Não foram encontradas barreiras de isolamento no local, ao contrário, o buraco estava totalmente aberto, rente à pista.

Há também normas da ABNT que visam melhorar a qualidade de vida e a acessibilidade de pessoas com deficiência. A conhecida NBR9050 aponta sobre a necessidade de sinalização e isolamento em obras existentes sobre o passeio, no item 6.12.5. De acordo com a norma, a largura mínima para circulação é de 1,2m, “garantindo as condições de acesso e segurança de pedestres e pessoas com mobilidade reduzida”.

O papel do Engenheiro e da empresa contratada é colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos em sua formação e em sua vivência como profissional, evitando assim, ao máximo, acidentes e eventuais tragédias. O Conselho possui, inclusive, um convênio com a ABNT que dá direito a vários benefícios aos profissionais registrados, entre eles, acessos ilimitados às normas técnicas via internet e desconto na aquisição de produtos e serviços da ABNT. O Crea-PR segue atento, exercendo seu papel de representatividade das modalidades que abrange e, acima de tudo, atuante na observância dos aspectos que promovem a segurança dos cidadãos.

Nilton Camargo Costa, Conselheiro do Crea-PR – Londrina – Pr - ascomlondrina@creapr.org.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.