Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Existe uma grande preocupação da população brasileira no que diz respeito a crise política e a eventos de corrupção ocorridas nos últimos tempos em nosso País. Graças à força do povo brasileiro, tivemos êxito em afastar legitimamente do poder por meios democráticos dois presidentes corruptos, Fernando Collor de Mello (1992) e Dilma Rousseff (2016), ambos condenados pelo Senado Federal. Nosso País tem muito orgulho de ter uma das melhores democracias do mundo, todas as nossas instituições trabalham de acordo com a nossa constituição e funcionam de maneira ativa e sem discriminação.

Nossas crianças estão morrendo de fome, nossos filhos e idosos morrem na fila dos hospitais públicos sem médicos, sem medicamentos e equipamentos básicos para suprir necessidades fundamentais garantidos pela nossa constituição, as escolas estão lotadas de crianças a mercê de métodos de ensino ultrapassados e professores que ganham um salário de miséria e não são reconhecidos, nossas crianças morrem de infecções contaminadas pelas águas podres de esgotos a céu aberto nas periferias de nossas cidades.

As favelas brasileiras estão dominadas por bandidos, traficantes impiedosos escravizam moradores destas comunidades, desafiam a polícia e definham nossas famílias oferecendo drogas aos nossos filhos. Estamos em um País sem segurança, crianças são alvejadas com tiros de fuzil em salas de aulas, brincando em parques e nos terreiros de suas casas, pessoas são vítimas de bala perdida oriundo de guerras entre facções rivais e em combate com a polícia mal preparada e mal equipada.

Não temos segurança nas ruas e nem dentro de nossas casas, nosso sistema prisional que deveria ser um sistema de recuperação são verdadeiras escolas do terror, são superlotadas com rebeliões constantes, sucateadas e gestão ineficiente, a violência em nossas cidades se compara a grandes guerras, as nossas polícias são mal equipadas sem nenhum incentivo, fazendo do nosso país campeão na taxa de homicídio contra policiais, por outro lado, políticos corruptos ganham salários altíssimos, compram mansões, helicópteros, aviões, inúmeros benefícios a mercê de mais de 200 milhões de brasileiros.

Hoje temos um ex-presidente preso, Luiz Inácio Lula da Silva vergonhosamente decepcionou todo um povo que confiou a Ele um cargo extremamente importante e de grande responsabilidade, governou durante oito anos e conseguiu eleger sua sucessora Dilma Rousseff que continuou encobrindo e dando respaldo ao sistema de corrupção. Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef desencadearam em nosso país uma avalanche de corrupções e escândalos políticos sem precedência na história de nossa federação, envolvendo empresas públicas e privadas.

A maior empresa estatal, a Petrobrás, foi roubada e jogada às traças por seus gestores com o conhecimento do ex-presidente Lula, nossa política foi manchada por políticos que se vendem para garantir regalias pessoais, com transações fraudulentas e oportunistas com empresas em troca de facilitações em licitações, cargos governamentais são usados de fachadas para servir de base nas negociações, estamos acostumados com dinheiro na mala e na “cueca”, contas na Suíça, empresas de fachada para lavagem de dinheiro, dinheiro esse roubado do povo mediante a impostos altíssimos, desviando sua finalidade social para contas pessoais de políticos e gestores das empresas participante do sistema de corrupção. No Brasil, é normal a compra direta e indireta de votos mediante a programas sociais que tem por finalidade única e exclusivamente de comprar e garantir a continuidade de seus crimes.

A defesa de Lula recorreu a ONU para tentar garantir os direitos políticos do ex presidente, e os nossos direitos? o direito a saúde, a segurança, ao trabalho, a educação, ao saneamento básico. Quem vai defender milhões de famílias arrasadas pelas drogas que entram pelas fronteiras do nosso país? quem vai defender milhões de cidadãos brasileiros que morrem nas filas dos hospitais implorando por atendimento médico? quem defenderá milhões de crianças sem acesso a educação?

Lula na verdade quer ser reconhecido como “O Injustiçado”, futuramente pretende ser comparado com o grande líder Sul Africano Nelson Mandela. Nelson Mandela foi preso por perseguição política por fazer oposição ao então governo segregacionista, após sua liberdade, ele foi eleito para governar seu país, Lula ao contrário, está preso por corrupção e lavagem de dinheiro, além de outros crimes que estão sendo investigados pela justiça brasileira, não é um santo, muito menos injustiçado.

Quando Lula fez e permitiu tais crimes ele cometeu o pior de todos as atrocidades acometidos contra um povo, ele permite que meu filho desfaleça em filas intermináveis para fazer um exame e a espera de atendimento médico em pronto socorros e centros de saúde sem estruturas e mal equipadas, acelera a proliferação de doenças por falta de saneamento básico, faz com que milhões de crianças cresçam analfabetas sem acesso às escolas e ao ensino de qualidade, permite ao traficante produzir e importar drogas para oferecer aos nossos jovens, promove a insegurança em nossas cidades sem policiamento, assegura a insegurança política desacelerando a economia e com consequência a falta de emprego.

Graças a competência da justiça brasileira, estamos aos poucos processando e levando à prisão qualquer cidadão que ousam em usar de cargos públicos como palco e meios de práticas de corrupção, eles não estão acima da justiça, independente do cargo, da posição social, sexo, raça, cor, religião, qualquer um que corrompe e se deixa corromper usando dinheiro público em detrimento de milhões de pessoas deve sim, ser julgado e condenado pela justiça e pelo povo de seu país.

Não vou aqui mencionar violações de direitos humanos em todo o mundo atualmente, mas sem sombra de dúvida, o que acontece com o ex presidente Lula não viola nenhum protocolo internacional, inclusive com benefícios e regalias, Ele tem os melhores advogados à sua disposição, foi submetido a todas os trâmites previstos em um julgamento justo, teve direito de se defender e recorrer as lacunas judiciais que infelizmente a justiça brasileira permite, são inúmeros recursos judiciais à disposição do réu e todos foram e estão sendo usados por Lula, nenhum direito foi negado e todas as provas indicam a sua responsabilidade.

Infelizmente a prisão de um ex presidente da república mancha a nossa política e nossa reputação frente a opiniões internacionais, não queremos ser reconhecidos por ser um país que permite a corrupção e sim um país que combate a corrupção. O ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve permanecer preso e responder pelos seus crimes, seus direitos políticos caçados e o mesmo impedido de concorrer a qualquer cargo público enquanto responde pelos seus atos independente da instância judicial, desejo esse de milhões de brasileiros esperançosos por justiça e determinados em lutar por um País justo e humano.

Valdonilson Alves Moreira Pereira - Graduado em filosofia e aluno de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá - e-mail: valdonilson@globomail.com   

https://www.facebook.com/valdonilsonalvesmoreira

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.