Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O titulo acima pertence ao filme estrelado por Tom Hanks e Meg Ryan que, via Internet, passam a vivenciar um relacionamento virtual porém,  a história tem como cenário o mundo de negócios, deixando uma exemplar lição sobre competitividade. Vale a pena assistir pelas duas motivações: romance e empreendedorismo. Poderíamos resumir o enredo como... não somos desmancha-prazeres – busque o filme.

A dança da liderança, no mundo dos negócios, faz parte dos negócios do mundo. Estudos e pesquisas revelam que um significativo número de empresas, que dominaram o mercado há algumas décadas, não ostentam mais a privilegiada posição no ranking "dos monstros sagrados" da economia mundial. Algumas delas até desapareceram.

No setor bancário, no qual atuamos por uma década, a visibilidade é bem mais evidente.

 A eficácia e a eficiência encontram-se num conjunto de fatores que geram a excelência em gestão, que pode ser resumidos em 7Ms: mercado, método, meio ambiente, medição, material, máquinas e mão-de-obra, este chamado por nós de "cabeças-de-obra".

Os caçadores de talentos têm “garimpado” no mercado de trabalho, profissionais com conduta ética, sólida formação científica e técnica e competências ecléticas, que podem ser traduzidas por liderar, motivar e comunicar eficazmente.

Apesar das Normas Técnicas de padronizações de procedimentos, que as empresas têm implementado, o desafio reside na comunicação interpessoal, pois cada relacionamento é único, é singular. O sorriso ainda é a distância mais curta entre duas pessoas.

Assim como a invenção da imprensa, a Internet provocou uma gigantesca revolução, consolidando a globalização dos meios de comunicação.

Estamos convencidos de que, em determinadas circunstâncias, a tecnologia aproximou as distâncias, mas distanciou as proximidades.

A comunicação está para as empresas assim como a corrente sanguínea está para o organismo humano. Qualquer falha pode provocar o que denominamos de "AVC organizacional". Ele pode ser fatal ou deixar marcas indeléveis para a imagem da empresa.

Investimentos em melhoria contínua de processos fazem parte da vantagem competitiva, porém além de atender as necessidades dos consumidores, é preciso superar as suas expectativas, encantando-os, como apregoava Peter Drucker (1934-2005).

Excelência no atendimento aos clientes, e no relacionamento com os não clientes, pode ser o diferencial da empresa, já que a tecnologia está deixando os produtos (da mesma linha) cada vez mais parecidos. Esta constatação nos leva a crer que "marketing não é uma batalha de produtos, mas sim uma guerra de percepção".

Nos serviços públicos, com raras e honrosas exceções, o atendimento à população é, no mínimo, desrespeitoso. Os exemplos estão aí, principalmente na saúde pública.

O sucesso do SACC – sistema de aprimoramento contínuo da comunicação – exige transparência no intercâmbio de informações e experiências com os clientes, fornecedores, com a comunidade e com os "clientes-internos", ou seja, os funcionários.

Como exemplo de sucesso empresarial, indicamos mais um filme. Em Bagdá Café aparece um casal, que ao fazer turismo nos EUA, se desentende e cada um toma um rumo diferente. A mulher caminha pela estrada e, depois de muito andar, encontra um posto de combustíveis, que se encontrava em acentuada decadência e daí, ela começa a ...é melhor assistir o filme.
Concluímos, para nossa reflexão, que quando o mundo dos negócios achava que tinha todas as respostas...vem o mercado e muda todas as perguntas.

Faustino Vicente – Consultor em Gestão da Qualidade, Professor e Advogado – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – Jundiaí (Terra da Uva) – São Paulo – Brasil

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.